WALDEMAR RESSURREIÇÃO (1914 - 1980)

Conterrâneo do compositor e multi-instrumentista José Menezes, Waldemar Ressurreição nasceu na região do Cariri (Jardim), no Ceará. Com 13 anos seguiu com os pais para a cidade baiana de Ilhéus. Por essa época ganhou de presente um cavaquinho, e, logo que aprendeu a tocar um pouco, começou a compor. Em 1932, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Em 1944, criou o grande sucesso carnavalesco "Que Rei sou eu?", em parceria com Herivelto Martins, um samba que foi gravado por Francisco Alves na Odeon. Esse samba fazia alusão ao rei CaroI II da Romênia, que abdicou do trono por causa da pressão sobre seu reino pelos nazistas. Refugiando-se no Rio de Janeiro com Madame Lupescu, hospedou-se no Copacabana Palace como uma pessoa comum, sem nenhuma realeza ostensiva, o que intrigava o carioca: afinal, que rei era aquele?
Foi o que inspirou a criação deste samba, gravado por Chico Alves na Odeon, que foi um grande sucesso no carnaval de 1945.
"Que rei sou eu? / Sem reinado e sem coroa / Sem castelo e sem rainha / Afinal que rei sou eu?"
Ainda em 1945, Waldemar compôs com Herivelto o samba "Rei sem coroa", uma espécie de prolongamento do samba "Que Rei sou eu?", o qual foi também gravado por Francisco Alves na Odeon.
"Que rei sou eu? / Que vive assim à toa / Sem reinado e sem coroa / Sem castelo e sem ninguém?"
"Que Rei sou eu?" e "Rei sem coroa" estão disponíveis no canal do Luciano Hortencio no YouTube, neste pseudovídeo:


Em 1998, "Rei sem coroa" constou do show de João Gilberto no Teatro do Sesc Vila Mariana. Com a recente edição do álbum "Relicário" pelo @selosec, o aúdio pode ser apreciado aqui (LINK). É a faixa 14.

Nenhum comentário: