A CAPELA DA CRUZ DEITADA

Há uma tendência da moda hoje que envolve uma cruz horizontal, muitas vezes usada em um colar. A cruz tem a mesma forma de uma cruz latina "normal", exceto que está situada horizontalmente. Várias celebridades (Neymar Jr., por exemplo) começaram a usar a cruz horizontal, o que tem aumentado seu apelo.
Quanto ao significado da cruz horizontal ou deitada, existem várias teorias. Muitas pessoas consideram a cruz horizontal apenas outra versão da cruz vertical - um símbolo de Jesus Cristo e do cristianismo. Outros atribuem um significado mais detalhado: a cruz lateral torna-se um símbolo da obra consumada de Jesus - tendo adquirido nossa salvação, Ele colocou Sua cruz - ou é um símbolo de como devemos tomar nossa cruz e seguir Jesus ( Lucas 9:23)—uma cruz carregada sobre o ombro normalmente estaria na posição horizontalizada.
Alguns apontam que a cruz nórdica (como também é conhecida), encontrada nas bandeiras nacionais de todos os países escandinavos, trata-se de uma representação do cristianismo que aqueles países adotaram.
Outras explicações são mais humanísticas. Alguns veem a cruz horizontal como uma representação da terra (em oposição ao céu) e o fato de que é aqui que a vida deve ser vivida. Uma visão relacionada é que a cruz horizontal é um símbolo da humanidade, que vive no reino entre o céu e o inferno. Ainda outra visão é antagônica aos cristãos – a cruz lateral é uma cruz "que caiu", o que significa que o cristianismo falhou e não é mais uma influência poderosa no mundo.
E, claro, há indivíduos que ignoram qualquer tentativa de infundir significado em suas joias. Para eles, qualquer cruz, deitada ou não, nada mais é do que um acessório da moda. Usar uma, ou ter uma tatuada, nada mais é do que uma declaração de tendência, modismo e aparência chique.
Com tantas opiniões diversas sobre o que significa a cruz lateral, é impossível saber ao certo por que alguém usa uma, a menos que ela expresse sua opinião sobre o assunto. Pessoas diferentes têm noções diferentes, e suas razões para ostentar uma cruz na posição horizontal variam.
É bom para um cristão usar uma cruz de lado? Não há nada abertamente pecaminoso nisso. E se dá oportunidade de expressar fé em Cristo, tanto melhor. A quantidade de confusão e a ambiguidade em relação ao significado de uma cruz lateral pode fazer alguns cristãos hesitarem. Como com qualquer coisa que fazemos, devemos perguntar: "Isso traz glória a Deus?" (1 Coríntios 10:31). Uma cruz lateral traz glória a Deus? Pode, dependendo de quem o usa e de seus motivos para usá-lo.
(Pesquisa realizada com o termo "sideways cross" no Got Questions.)
Foto - Capela de São Pedro dos Pescadores da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, situada na Avenida Presidente Kennedy (Beira-Mar), n.º 4600, no bairro Mucuripe, em Fortaleza-CE.

Nenhum comentário: