RETORNO AO CARIRI

Passeios nesta região com Elba e o casal Luciano/Elsa
13/01/2025, segunda-feira
Percurso: Fortaleza; Triângulo; Quixadá; rest. Pé de Serra (lanche: tapioca com queijo, cuscus com carne moída e café); Juatama e Pedra do Vento (pela 2.ª vez); Banabuiú e Açude Arrojado Lisboa (tomando água com as primeiras chuvas da quadra invernosa), Orós; Lima Campos; Cedro (lanche:  pastéis de queijo e caldo de cana), Caririaçu (altitude 713 m) e Juazeiro do Norte.
Sérgio Gurgel e Solange, foram nossos anfitriões em Juazeiro do Norte. Meu irmão José Gurgel e Isabel nos acompanharam em alguns passeios.
À noite, estivemos na casa de Paolo Giorgio e Lorena, na Lagoa Seca, para nos deliciarmos com vinhos brancos e pizzas de vários tipos preparadas pelo anfitrião com farinha de trigo importada da Itália.
14/01/2025, terça-feira
Acompanhei Sérgio em sua tomografia multislice de tórax realizada pelo radiologista Dr. Expedito. Tudo bem com o estado de saúde do meu irmão, que poderá inclusive receber alta clínica da doença que o acometeu recentemente.
Elba foi visitar sua tia Teresa, de 97 anos, em situação de leito permanente.
À tarde, chovia bastante. As mulheres do grupo foram ver e comprar folheados a ouro no comércio de Juazeiro.
15/01/2025, quarta-feira
Viagem de Juazeiro do Norte, passando por Crato e pela Floresta Nacional do Araripe até Exu, Pernambuco (80 km). Num trecho da viagem, o observador experimenta um fenômeno semelhante ao que ocorre na Rua do Amendoim, em BH. Ao deixar o motor desligado e desengrenado e soltar os freios, tem-se a ilusão de que o automóvel sobe a rodovia em vez de descê-la (uma ilusão de óptica causada pela topografia do local em que um aparente aclive é, na verdade, um declive).
Local visitado:
Parque Aza Branca
É o principal ponto turístico de Exu. Fundado por Luiz Gonzaga, o Parque foi idealizado pelo próprio "Rei do Baião" – que, com a carreira já consolidada, quis construir um complexo de atrações para preservar seu nome e sua obra. No local é possível visitar o Museu do Gonzagão, que abriga o maior acervo material original do músico. Entre os objetos pessoais, há sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias. Outra atração é a casa onde ele morou, que mantém os móveis originais, e o mausoléu onde Gonzaga está sepultado junto com sua primeira mulher ("dona" Helena), que seu filho Gonzaguinha mandou construir para o casal. Ingresso: 12 reais.
Endereço: Rodovia Asa Branca, KM 38, Exu (PE).
À tarde, fomos à Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. O acesso a este geossítio é possivel por caminhada ou por um teleférico, o qual foi construído há três anos pelo Governo do Ceará. Nesse local estão a Estátua e o Museu Vivo do Padre Cícero e a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto. O visitante chega ao templo depois de percorrer uma alameda com cerca de 300 metros.
À noite, participamos de um bingo na casa de Paolo Giorgio e Lorena.
16/01/2025, quinta-feira
Viagem de Juazeiro do Norte a Santana do Cariri.
Locais visitados:
Museu Paleontológico Plácido Cidade Nuvens. Guia: aluno João Victor
Esta instituição foi criada com o objetivo principal de proteger o patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe. Hoje o MPPCN tem uma missão científico/cultural na região do Cariri, fortalecendo a pesquisa científica e o turismo nesta região.
Santuário da Beata Benigna
Brugge Vila Medieval. É um projeto composto por arquitetura europeia do período medieval e jardins renascentistas de propriedade do Dr. José Pereira. Fica localizada no distrito de Araporanga a 8 Km da sede de Santana do Cariri. As construções formam um conjunto representativo de 7 países como Suíça, Inglaterra, Alemanha, França, República Theca, Áustria e Espanha.
Viagem de Santana do Cariri a Nova Olinda
Locais visitados:
Mestre Expedito Seleiro, artesão do couro: casa (na qual o entrevistamos), oficina e museu
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. Fundado por Alemberg Quindins após a restauração da primeira casa grande da fazenda que deu origem ao município de Nova Olinda. Guia: aluna Ana Beatriz
Almoço/jantar no Pinheiro Restaurante, no Crato Tênis Clube.
17/01/2025, sexta-feira
Viagem de Juazeiro do Norte a Barbalha
Locais visitados:
Centro de Barbalha
Balneário do Caldas (a 8 km da sede do município). Destino de milhares de turistas por ano, este  balneário é responsável por boa parte da renda da cidade e, compondo o complexo turístico, ainda apresenta fontes e piscinas naturais de água mineral e um hotel de serra.
Complexo Ambiental Mirante do Caldas
Além do mirante (equipado com binóculos para a observação da natureza e da vila local), o Complexo conta com teleférico de cadeiras, passarelas, borboletário etc.  Construído pelo Governo do Estado do Ceará, foi inaugurado em 2021. Uma estrada que liga Barbalha a Pernambuco cruza este geopark.
Distrito de Arajara (Barbalha), com retorno pelo Crato para Juazeiro.
Cariri Garden Shopping
Jantar no restaurante Pasto y Pizzas na Lagoa Seca
18/01/2025, sábado
Retorno a Fortaleza. Em Quixadá, estacionamos no Pé de Serra para o almoço (à base de carnes, arroz, feijão e macaxeiras).
Agradecimentos
A Luciano, que nos transportou em seu carro novo por estas viagens; a Sérgio e Solange, nossos diligentes anfitriões em Juazeiro; e ao gentil lojista Tico Amorim, proprietario da Casa da Aliança, que se interpôs entre nós e o garçom, à hora de pagar uma conta. 

Nenhum comentário: