Mundico começou por volta de 1935, na Praça do Ferreira, ao lado do Cine Moderno, onde permaneceu por mais de três décadas; mais sete anos na Duque de Caxias (o estabelecimento com ele na foto ao lado, que foi originalmente publicada no jornal "Correio do Ceará); e, por fim, na Clarindo de Queiroz, em frente ao prédio da Associação dos Merceeiros.
Comentário
Conheci o "Pega Pinto" do Mundico no tempo em que funcionou na avenida Duque de Caxias. Numa noite em que, indo de ônibus com Claudio Costa e seu inseparável violão, e nos encontramos com César Forti (meu colega de turma na Faculdade de Medicina da UFC). No centro de Fortaleza, por sugestão do colega, descemos do ônibus numa parada em frente ao Pega Pinto. E ali ficamos os três, numa das mesas do estabelecimento, curtindo rodadas de bossa nova (a cargo do Claudio) e nos deliciando com o refresco-raiz comercializado pelo Sr. Mundico. Bons tempos. aqueles!
P.S.
P.S.
A forma correta é "pega-pinto", com hífen, pois é um nome composto de um verbo ("pegar") e um substantivo ("pinto"), referindo-se à planta Boerhavia diffusa, cujas sementes pegajosas grudam nos pintinhos, e o plural é "pega-pintos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário