O PRIMEIRO MOTORISTA DO CEARÁ

www.fotolog.com.br
A reprodução desta fotografia - tirada cem anos atrás - mostra ao volante de um carro da época o Sr. Raphael Dias Marques, que foi o primeiro motorista do Ceará. Esta imagem foi postada no Fotolog por uma neta do Sr. Raphael, a qual se assina juxynight.
Lembro-me do Sr. Rapahel, residindo na rua Dom Jerônimo, em Otávio Bonfim, a dois quarteirões de minha residência, na rua Domingos Olímpio. No pátio de frente de sua residência havia sempre cofres que ele consertava.
Fiz amizade com ele quando já era um provecto senhor. O Sr. Raphael muito me ensinou sobre a arte da filatelia. Em sua coleção, tinha a série (completa, acho) dos raros "Olhos-de-Boi", selos do tempo do Império.
Dentre seus filhos, cito o Dr. Rafael Nogueira Dias Marques, oftalmologista de renome em Fortaleza e um atuante membro do CREMEC, e Fábio, do qual não tenho mais notícias. Deste último, recordo-me que dava shows de mágica e fazia experiências lançando pequenos foguetes.
+ informações
Caro Paulo,
Seu Raphael era um homem muito espirituoso. Tive muitos contatos com ele, à conta da amizade que eu mantinha com os seus filhos Rafael e Fábio, amigos da Paróquia das Dores e meus colegas do Júlia Jorge. Esse amável lusitano foi casado duas vezes; com a segunda esposa, D. Didi, teve três filhos: o Rafael e o Fábio, já citados, e a Fátima, que se casou com um irmão da Ana Comaru e foi morar no Rio.
Rafael é professor da UFC. Fábio trabalhou no CTA, em SJC, e depois estudou matemática e psicologia. Hoje, vive em Fortaleza (sic), onde trabalha como psicólogo.
Atenciosamente,
Marcelo Gurgel
Paulo,
Hoje eu descobri por acaso esta reportagem.
Sou a Fátima, a filha mais velha do Sr. Rapahel, e sou casada com Claudemir Comaru (irmão da Ana Maria Comaru, como foi falado). Moro no Rio de Janeiro.
Minha mãe ainda vive e com muita saúde. Está com 87 anos. Mora com o Fábio em um sítio na serra de Maranguape.
Obrigada pela reportagem. Adorei.
Abraços carinhosos,
Fátima Marques Comaru

3 comentários:

Marcelo Gurgel disse...

Caro Paulo,

Seu Raphael era um homem muito espirituoso. Tive muitos contatos com ele, à conta da amizade que eu mantinha com os seus filhos Rafael e Fábio, amigos da Paróquisa das Dores e meus colegas do Júlia Jorge. Esse amável lusitano foi casado duas vezes; com a segunda esposa, D. Didi, teve três filhos: o Rafael e o Fábio, já citados, e a Fátima, que casou-se com um irmão da Ana Comaru, e foi morar no Rio.
Rafael é professor da UFC. Fábio trabalhou no CTA, em SJC, e depois estudou matemática e psicologia. Hoje, vive em Fortaleza, onde trabalha como psicólogo.
Atenciosamente,
Marcelo Gurgel

Fátima Comaru disse...

Paulo,hoje eu descobri por acaso essa reportagem.
Eu sou filha do Sr. Raphael,sou a Fátimaa filha mais velha,sou casada com Claudemir Comaru(como foi falado,irmão da Ana Maria Comaru)moro no Rio de janeiro.
Minha mãe ainda vive e com muita saúde,tá com 87anos,mora com o Fábio em um sítio na serra de Marnguape.
Obrigada pela reportagem adorei.
Abraços carinhosos.
Fátima Marques Comaru.

Paulo Gurgel disse...

Os comentários de Marcelo Gurgel e de Fátima Comaru (grato a você, Fátima, pelas palavras de carinho e apreço), por conterem informações relevantes sobre os Marques e os Comaru, famílias do bairro Otávio Bonfim, foram por mim reproduzidas nesta postagem.