MENTIRAS

Nestes dias me apareceu uma mancha branca na unha do dedo médio (vulgo "maior de todos") da mão direita. Inicialmente pequena, mas já interrompendo a coloração normal da unha, que é rósea. Cheguei a pensar que se tratava de uma mancha de giz ou coisa parecida, mas ela não é removível. É algo que acontece na matriz da unha, provavelmente.
Lembrei-me, então, de meus tempos de menino, quando essas manchas me eram frequentes. Acontecendo, por vezes, simultaneamente em várias unhas, para adiante desaparecerem.
Os mais experientes diziam que elas eram causadas pelas mentiras que nós meninos contávamos.
A medicina hodierna, que nunca vai aceitar a hipótese da mentira, encontra-se meio confusa para explicar a verdadeira etiologia de tais manchas. Deficiência de cálcio? de zinco? de selênio? de proteínas? Trauma? Contato com água quente? Alergia?
O termo médico que define esta condição é leuconíquia. A hipótese mais plausível é de que resulte de microtraumas que acontecem na base da unha, formando pequenas bolsas de ar que são essas manchas brancas.
Desaparecem? 
Sim. E a experiência que eu tenho no assunto me autoriza a dizer como será. Com o crescimento da unha, a mancha vai migrar para a zona a ser cortada pela tesourinha.

© Paulo Gurgel
Comentários
Usaram o e-mail para comentar: Ormuz Simonetti (historiador), José Maria Chaves (médico) e Beto Studart (empresário). V. caixa de comentários da postagem.

2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Oi Paulo,
Você me fez voltar ao passado com as tais manchas nas unhas.
Grande abraço.
Ormuz Simonetti

Paulo, bom dia.
Que bom reencontrá-lo, através dos seus trabalhos literários. Eu, que ao entrar para a querida Sobrames-Ce, em 1996, sustentado pelo braço seguro do Pedro Henrique, como que, em primeira instância, automaticamente o busquei, visto que, sem que você o soubesse, sempre fui fã do seu estilo literário (Contos agradáveis, pelo poder conciso e alegre do texto). Devo parabenizar a atual Diretoria, já que eu não tive esse privilégio pela "volta do filho pródigo".
Um abração do Zémaria
(José Maria Chaves)

Paulo,
Você é um craque. Impressionante.
Abraços.
Beto Studart

Paulo Gurgel disse...

Os comentários anteriores foram enviados por Ormuz Simonetti, José Maria Chaves e Beto Studart para meu e-mail. Transcrevi-os.