NOTA DE FALECIMENTO: PROF. ANTERO COELHO NETO

 11/06/1931
 18/01/2016
Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (18), o Prof. Antero Coelho Neto, médico geriatra e professor aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC. Antero Coelho tinha formação na área de transplante renal e foi um dos pioneiros na pesquisa nesta área na UFC.
O Prof. Antero atuou ainda como educador na criação e no planejamento de várias faculdades no Ceará e em outros estados. Foi planejador e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) e Reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor). Exerceu cargo de Superintendente do extinto INAMPS no Estado do Ceará, no período de 1982 a 1984, e viveu por 11 anos no exterior como membro da Organização Mundial da Saúde.
Segundo o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, o falecimento do Prof. Antero representa uma grande perda. "Extraordinária figura humana, médico e professor brilhante", disse.
Nos últimos anos, o médico atuava com destaque na área de promoção de saúde e qualidade de vida. Em 1999, ele criou e passou a apresentar um programa na Rádio AM do Povo, que foi levado para a Universitária FM. O programa Novas Dimensões, que continua sendo transmitido aos sábados, das 11h às 12h.
Fonte: Prof. João Macedo, Portal da UFC
Foto: Reprodução da que existe na página de Antero Coelho Neto, no Jornal da Poesia. Antero era membro da Academia Cearense de Medicina e da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores - Regional do Ceará, e tinha uma vasta obra publicada em livros, revistas e jornais sobre educação, saúde, gerontologia, política educacional e da saúde, participação comunitária, qualidade de vida e literatura.

Nenhum comentário: