MÉDICO E PROFESSOR GERALDO GONÇALVES (1921-2016)

Com imensa tristeza comunico o falecimento do Prof. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, médico, professor universitário, membro titular da Sobrames-CE e da Academia Cearense de Medicina.
Ele faleceu na madrugada de hoje (1/11/2016), aos 95 anos.
Formado em 1944 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), no Rio de Janeiro, após a conclusão do curso Geraldo Gonçalves optou por regressar a Fortaleza, onde fez profícua carreira de médico e docente. Tornou-se o primeiro reumatologista do Ceará, tendo sido responsável pela orientação de sucessivas gerações de reumatologistas em nosso Estado.
Iniciou suas funções no magistério superior na Faculdade de Medicina, em 1952, antes mesmo da fundação da Universidade Federal do Ceará, desligando-se dessa universidade em 1988, aposentado após 37 anos de serviço.
Foi durante muitos anos Chefe do Departamento de Medicina Clínica e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFC.
Nascido em Acaraú, Ceará, em 8/07/1921, Geraldo Gonçalves era também cidadão fortalezense, por título conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2010, a UFC, outorgou-lhe o Diploma de Professor Emérito.
Consternado, apresenta minhas condolências aos familiares e amigos do ilustre mestre e colega.
N.B.
Este necrológio foi baseado em informações contidas em PESAR POR GERALDO GONÇALVES, uma nota publicada por Marcelo Gurgel no BLOG DA SOBRAMES-CE.

Nenhum comentário: