NA LINHA DA SERRA DE GUARAMIRANGA

Na manhã de sábado, 12, saímos de casa - o neto Matheus, Elba e eu - para Baturité, onde passaríamos o feriadão. No Passaré, entraram no carro o nosso filho Érico e sua esposa Aline, que também nos acompanhariam neste passeio.
Por volta das 11 horas, estávamos chegando a Baturité. Na entrada da cidade, paramos no Tempero Grill para o almoço e, em seguida, nos dirigimos ao Hotel Colonial, onde tínhamos apartamentos reservados.
O Colonial é o hotel em que costumo me hospedar nos dias que trabalho em Itapiúna, um município próximo.
À noite, fomos jantar no Parque Rodeio, à frente do hotel. O Parque Rodeio, juntamente com o Tempero Grill e o Tempero Caseiro, são os três principais restaurantes da cidade.
Num certo momento, o conjunto musical (bom, por sinal) que se apresentava no restaurante tocou um "Parabéns pra Você". Era aniversário de Elba.
No domingo, após o café da manhã, saímos para Guaramiranga.
A charmosa Guaramiranga, que fica a 18 quilômetros de Baturité, reúne os principais equipamentos turísticos da microrregião de Baturité. O acesso é bom, mas a cidade fica congestionada nos fins de semana, mesmo no meses do "B-R-O BRO" em que não há o friozinho da serra como atração.
Após uma agradável caminhada no circuito central da cidade, entramos no ChocoBerry para comer brownies e outras iguarias à base de chocolate. Em seguida, fomos conhecer a Linha da Serra, na zona rural de Guaramiranga.
O percurso para a Linha da Serra foi inicialmente feito pela CE-356, a estrada Guaramiranga-Pernambuquinho (que é um distrito de Guaramiranga) e, nos últimos quilômetros, por outra estrada de pedras toscas, em que a viagem obviamente se tornou mais lenta.
O local, com uma altitude média de 1.000 metros, propicia uma das melhoras vistas da região e de boa parte do sertão cearense. Sem dúvida, compete com o Pico Alto (ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros), em se tratando de oferecer vistas panorâmicas aos visitantes.
Em Linha da Serra de Guaramiranga, há um arruamento de casas simples, uma escola municipal (EMEIEF), diversas chácaras, pousadas e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima - com uma estátua da santa que se vê a uma grande distância.
Nossas horas seguintes seriam passadas nas instalações da Pousada Cabanas da Serra.
O restaurante da pousada, no terceiro andar de uma edificação central, apresenta uma vista de 360 graus da paisagem serrana. Foi neste mirante/restaurante que almoçamos. Pena que os últimos cinco anos de chuvas escassas tenham afetado muito o verdor da serra.
Da esquerda para a direita: Matheus,Paulo, Elba e Érico no restaurante
da Pousada Cabanas da Serra. A nora Aline Viana fotografou.
Voltamos a Guaramiranga. À noite, Érico e Aline,foram ao encontro de um casal de amigos.no Parque Rodeio. Elba e Matheus também foram com eles ao restaurante. Quanto a mim, preferi ficar no hotel, vendo TV, rascunhando esta nota e indo dormir mais cedo.
No último dia, apenas houve tempo para tomar o café da manhã, passear pelo centro de Baturité e arrumar a bagagem para regressar a Fortaleza. Às 14 horas, já estávamos almoçando no Paulinho da Maraponga,

Nenhum comentário: