TIRA-GOSTO DE JIA NO DOZINHO

por Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Maus tempos aqueles, por volta de 1975: vida cara, a Universidade Federal do Ceará pagava pouco, família grande, tudo conspirava para o salário dos funcionários, incluindo o dos docentes, findar na primeira quinzena do mês.
O "Dozinho" era um boteco famoso por seus tira-gostos, principalmente o de jia. Para o Prof. Capelo, tudo ficava em "casa", pois ele era o chefe do ranário do Departamento de Fisiologia e Farmacologia.
Só que o Dozinho não tinha capital de giro para aguentar tantas despesas "penduradas", ou "postas no prego", visto que o grupo bebedor, composto por professores, monitores e servidores, era bem comilão. Como o pagamento da universidade demorava muito, haveria de surgir um meio para honrar os débitos da "caninha" contraídos por alguns funcionários do Departamento.
Naquele período, alguns equipamentos do Departamento eram terceirizados e sempre havia bons trocados, principalmente oriundos da xerocopiadora, sob a custódia da secretária. Desse modo, o Prof. Capelo assinava "vales" para a secretária, pegando uns cobres, religiosamente cobertos com o próximo salário, e assim o bar do Dozinho ficava habilitado para outras rodadas sociais devotadas a Baco, com o clássico tira-gosto de jia, não procedente do ranário da UFC, evidentemente.
Com mudança da chefia do Departamento, a terceirização foi desfeita e, como consequência, coibido o escambo, o que causou a redução da frequência ao nada ecológico boteco.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Tira-gosto de jia no Dozinho. In: SOBRAMES – CEARÁ. Semeando cultura. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2016. 320p. p.234.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.75-80.
Saiba mais sobre o DOZINHO DA JIA.

Nenhum comentário: