A FAMÍLIA MEDEIROS COMARU EM OTÁVIO BONFIM

Tempos atrás, aqui no Linha do Tempo, escrevi uma nota sobre Ana Maria Comaru. Fui contemporâneo de Ana Maria na Faculdade de Medicina da UFC. Ela graduou-se em 1970, e eu, em 1971. Durante os anos acadêmicos, fomos passageiros diários dos ônibus da Linha Granja Paraíso entre Otávio Bonfim, onde morávamos, e Rodolfo Teófilo, o bairro da Faculdade.
Ficamos amigos. Ana Maria especializou-se em endocrinologia, foi morar nos Estados Unidos, onde conheceu o Dr. Victor Schally. Casou-se com ele e acompanhava-o em suas pesquisas, que foram relevantes, pois Dr. Schally foi um dos agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina em 1977.
As vindas do casal a Fortaleza eram sempre um assunto muito noticiado em nossa cidade. E Ana Maria morreu ainda jovem, quando muito tinha ainda a oferecer à comunidade científica com suas pesquisas.
Os Medeiros Comarus de Otávio Bonfim moravam na Vila Ferroviária, a dois quarteirões de minha casa. Não sei se me recordo de todos. Dentre os irmãos de Ana Maria (1943-2004), lembro-me destes: Cleomir, (1941-1960), Claudemir (1942-2015), Clodomir Filho, Jeremias (1945-1983), Pedro Ewerton, Fernando Antônio, Marcelino e Heraclides.
O Jeremias, com quem tive maior convivência, numa ocasião foi a minha casa. E, por conta do seu nome, foi alvo de uma brincadeira da parte de uma criada irreverente. Bem-humorado, ele levou a brincadeira na esportiva. Jeremias chegou a fazer papel de galã na teledramaturgia da TV Ceará e faleceu muito jovem.
O patriarca da família era Clodomir Cavalcante Comaru, o Seu Comaru (1911), filho espiritual do Comendador Ananias Arruda e esposo de Delmira Sales de Medeiros, a dona Mirinha (1916-1995). Era um tipo sisudo, que imprimia respeito e tinha conhecimentos sobre muitos assuntos.
Certa feita, em sua casa, ríamos de uma história que falava de um tal chá de "pepaconha", quando ele imediatamente corrigiu a todos nós: "o nome correto dessa substância é... ipecacuanha".
Outro ensinamento do Seu Comaru – que eu jamais esqueci – me veio na área da música. Estava eu aprendendo a tocar violão (de ouvido), e queixei-me a ele acerca da dificuldade que eu vinha encontrando para reconhecer o tom de uma canção. Foi quando Seu Comaru me passou o macete: Sabe-se o tom em que uma música está sendo tocada pela nota em que ela termina.
Isso me trouxe um novo ânimo ao meu aprendizado.
Ana Comaru-Schally
COMARU-SCHALLY Ana Maria Comaru-Schally, M.D., F.A.C.P. in Boston MA on the 5th of September 2004. Beloved wife, companion, collaborator and best friend of Dr. Andrew Victor Schally, proud daughter of Clodomir Cavalcante Comaru and the late Delmira "Mirinha" Sales de Medeiros (Comaru). She is survived by 5 brothers Claudemir de Medeiros Comaru, Clodomir Comaru Filho, Pedro Ewerton de Medeiros Comaru, Fernando Antonio de Medeiros Comaru and Marcelino de Medeiros Comaru and one sister Heraclides Comaru Lemos. She passed away unexpectedly, yet peacefully at Brigham and Women's Hospital in Boston on the 5th of September 2004 following surgery for thyroid cancer. Dr. Ana Comaru-Schally was a clinical professor of medicine at Tulane University School of Medicine, Director of the Hutchinson Endocrine Clinic at Louisiana Medical Center, as well as a consultant in endocrinology at VA Medical Center. She was an endocrinologist of the highest reputation, author of numerous medical articles and her expertise in endocrinology was widely admired. Her presence and kindness will be forever remembered by her family, colleagues, peers, patients and countless wonderful friends. Thank you to all, near and far, who have shown Dr. A.V. Schally and the Comaru family so much love and support during this sad and difficult period. She will be interred in Fortaleza, Brazil near her mother's remains. Friends and associates are invited to attend a memorial service to be held at the auditorium of Tulane University School of Medicine, 1430 Tulane Avenue on Tuesday, September 21, 2004 at 12 noon. Please no flowers nor donations.
http://boards.ancestry.co.uk/topics.obits/12442/mb.ashx

7 comentários:

Unknown disse...

Meu pai Jeremias faleceu em 1983 com 38 anos e não 1985

Paulo Gurgel disse...

A correção foi feita, Daniella.
Alegro-me em saber que estou trocando mensagens com uma filha dele.
Um abraço.

Unknown disse...

Obrigada. O senhor teria alguma coisa do papai na época da TV. Eu sabia mas nunca vi nada.

Paulo Gurgel disse...

Não disponho de provas materiais a respeito. Apenas o testemunho de ter visto Jeremias, na década de 1960, em atuação na dramaturgia da TV Ceará - Canal 2.
Daniella,
O assunto seguinte deverá lhe interessar. Trata-se do documento "Teatrografia", produzido por Ricardo Guilherme e disponível na internet, em que consta que Jeremias Comaru integrou o elenco de uma peça teatral (CAD, 1963) em Fortaleza.
[...]
12. ROSÁRIO, RIFLE E PUNHAL
de Nertan Macedo
Elenco: B. de Paiva, José Maria Lima, Studart Dória, Marcus Fernandes, Leonan Moreira, Gracinha Soares, Almir Teles, Zilma Duarte, Antônio Jorge, Marcus Miranda, Dora Barros, Tereza Bittencourt Paiva, José Humberto Cavalcante, Edílson Soares, Nelson Silva, Jeremias Comaru, Roberto César Teófilo, João Falcão, José Maria Cunha e Afonso Barroso.
Direção: B. de Paiva
Teatro José de Alencar
1963 (21/maio)
[...]
Link: https://teatroicaufc.wordpress.com/teatro-universitario/teatrografia/

Sobre a família Clodomir Cavalcante Comaru disse...

Ola doutor. Sou filho de Jeremias de Medeiros Comaru. Gostaria muito de falar algumas verdades que não podem deichar de ser ditas. Meu email ENCONTRASSE com uma resposta de vossa excelência. Agradecidamente. Cleomir Reis Comaru. AVERDADE TEM QUE SER DITA.

Paulo Gurgel disse...

Olá, Cleomir.
Bom dia. Meu e-mail é:
paulogcs@gmail.com

Francisco José Bevilaqua Comarú disse...

A Ana Maria morou conosco no Rio em 1969 quando fazia residência na PUC RJ e depois fez o mestrado, também na PUC, quando conheceu o marido, que era de origem judaica, nascido na Polônia e com cidadania britânica, Ele falava vários idiomas, inclusive o nosso português com bastante fluência.

Francisco José Bevilaqua Comarú