LUCERNA E ALPES SUÍÇOS

22/02/2017
A distância entre Karlsruhe e Lucerna, na Suíça, é de aproximadamente 290 quilômetros. O casal Heger preparou café e sanduíches para a viagem, e partimos muito cedo para Lucerna. Por volta das 10 horas, estávamos chegando a esta cidade.
Lucerna (em alemão, Luzern) é uma belíssima cidade. É uma comuna da Suíça, no Cantão homônimo, e que tem cerca de 80 mil habitantes. Situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões (também conhecido como Lago Lucerna), esta cidade se encontra incrustada em um panorama montanhoso.
O Lago Lucerna tem 113,6 km² de área, situa-se a 433 metros acima do nível do mar e tem a profundidade máxima de 214 metros. Grande parte de suas margens elevam-se abruptamente em montanhas de até 1500 m acima do lago, como o Monte Rigi e o Monte Pilatus.
Muitas das mais antigas comunas da Suíça localizam-se às margens do lago, incluindo Küssnacht, Weggis, Vitznau, Gersau, Brunnen, Altdorf, Buochs e Treib.
É possível circunvagar as montanhas.pela estrada, apesar de a rota ser lenta, cheia de curvas e atravessar diversos túneis. 
Barcos fazem a ligação entre as diferentes cidades do lago, que são portas de entrada para os equipamentos turísticos que possibilitam o desfrute dos atrativos da região montanhosa.
No barco da Lake Lucerne Navigation Company
O roteiro clássico
BARCO: de Lucerna, passando por comunas intermediárias, a Vitznau
TREM: de Vitznau, passando por estações intermediárias, a Rigi Kulm (foto)
TREM: de Rigi Kulm voltando para a estação Rigi Kaltbad
TELEFÉRICO: de Rigi Kaltbad para a comuna de Weggis
BARCO: de Weggis voltando para Lucerna
O trem no Rigi Kulm
Os barcos são grandes (quase navios), confortáveis e velozes. | Além de elétrico, o trem usa um sistema de cremalheira (roda dentada) para vencer a encosta íngreme. | O Rigi Kulm apresenta 1748 metros de altura. | Em seu topo existe um hotel com restaurante aberto ao público, no qual almocei um talharim à bolonhesa. | Neve, neve, muita neve...
O teleférico para Weggis ao fundo
Iniciada a descida no teleférico, dois cães de porte médio (e sem focinheiras) se estranharam e precisaram ser contidos por seus donos. No ato seguinte, uma mulher de feição oriental entrou em pânico, sendo acalmada por Elba. Numa prova de que a psicoterapia gestalt gestual funciona mesmo.
Findas as muvucas, ainda tivemos um par de horas para fazer o footing em Lucerna. E o nosso retorno para Karlsruhe se deu no período noturno.
No dia seguinte (23), Andreas e Mirna nos deixaram no aeroporto de Frankfurt am Main, onde embarcamos no avião da Condor que nos trouxe de volta a Fortaleza.
Importante - Nossos agradecimentos a eles (foto) que nos hospedaram na Alemanha e nos ciceronearam por três países.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_dos_Quatro_Cant%C3%B5es
https://www.rigi.ch/en/Media/attraction/Vitznau-Rigi-Kulm-cogwheel-railway
http://www.myswissalps.com/rigi
https://en.wikipedia.org/wiki/Rigi_Railways

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Recebi esta mensagem:
Estimado amigo Paulo,
A minha demora em responder é inversamente proporcional ao carinho e amizade que nos une.
Tenho lido todos seus e-mails. Apreciei sua destreza e competência no manuseio da Língua Portuguesa e no conteúdo das mensagens.
Adorei ver vocês, bem elegantes, em trajes de inverno na Europa.
Peço desculpas pelo meu misoneísmo, mas tentarei superá-lo. Sou apegada às coisas antigas.
Aceite meu grande abraço, extensivo à toda família.
Vera Rocha, pelo e-mail