EM ALSÁCIA, BERÇO DA FAMÍLIA

21/02/2017
De volta à Alemanha, Andreas estava a nos esperar na estação ferroviária. Dispondo de algumas horas livres, Elba e Mirna resolveram ficar no centro de Karlsruhe para fazer compras. Em Daxlanden, ficamos aguardando por elas.
Após o almoço, saímos para um novo passeio. Conheceríamos a Alsácia, o que significa dizer que voltaríamos a percorrer território francês.
Gostei da ideia: segundo o genealogista Aldysio Gurgel do Amaral (in: "Na Trilha do Passado", 1986), Alsácia é a terra natal de Toussaint Gurgel. Filho de mãe francesa da Alsácia e de pai alemão da Baviera, foi do consórcio de Toussaint Gurgel com Domingas Amaral, no Brasil do século 16, que se originou a família Amaral Gurgel.
Região vinícola por excelência, seus vinhos são principalmente brancos e sendo chamados vins d'Alsace. A Alsácia é também a maior produtora de cerveja da França, graças principalmente às cervejarias da região de Estrasburgo.
(Passa-se em Estrasburgo, a maior cidade da Alsácia, quando se vai de Paris a Karlsruhe pelo TGV.)
Depois de percorrermos alguns vilarejos alsacianos, ao trafegarmos por uma estrada vicinal vimos um bunker - prováveis restos locais da Linha Maginot, que a França construiu na fronteira para evitar (inutilmente) a invasão alemã. Mas a chuva e a lama, mais eficientes do que a linha de fortificações dos franceses, nos barrou a entrada.
E as cegonhas, que são o símbolo da Alsácia, estão de volta à paisagem alsaciana. Encontramos um casal delas aninhado no alto de um poste (foto). E como se mostravam vigilantes a cada movimento que fazíamos cá em terra.
Por fim, chegamos a Wissembourg, uma comuna francesa de 8 mil habitantes. A chuva havia amainado, e podíamos andar por suas ruas para conhecer um pouco a cidade.
No restaurante "Au Cerf" (foto), matamos a fome com algumas tartes flambées (Flammekueche, em alemão), um prato tradicional da região.
Com a noite em nossos calcanhares, era tocarmos de volta a Karlsruhe. Amanhã teríamos Lucerna e os Alpes Suíços.
A Alsácia (em francês: Alsace, em alemão: Elsass) é uma região administrativa da França, localizada a leste do país, junto às fronteiras alemã e suíça. Sua capital e maior cidade é Estrasburgo.
A Alsácia, junto com a Lorena, foi durante séculos objeto de disputas e guerras entre a Alemanha e a França. A região trocou de mãos novamente em 1944, voltando ao domínio francês, que restaurou a velha política de repressão do período entre-guerras. Por exemplo, de 1945 a 1984, o uso da língua alemã em jornais era restrito a um máximo de 25%. Nos últimos anos, com a diluição da consciência nacionalista, a liberdade cultural foi gradualmente restabelecida.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Als%C3%A1cia
http://www.conexaoparis.com.br/2011/04/06/alsacia-rota-do-vinho/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Maginot

Nenhum comentário: