PASSEIO EM MANAUS (2/3)

20/05 - sábado
O passeio fluvial que fizemos pela Amazon Day Tour incluiu: traslado de ida e volta entre o hotel e o porto de Manaus; transporte por barco no rio Negro, até o encontro deste rio com o rio Solimões, o que começa a ser observado a onze quilômetros de Manaus; visitas a um barracão de artesanatos, a uma fazenda de tucunarés e ao parque ecológico Janauari (para ver principalmente as vitórias régias); parada para o almoço no restaurante "Rainha da Selva"; nado com os botos e visita a uma aldeia indígena.
Este passeio (foto acima) é orientado por guia turístico bilíngue, dura cerca de oito horas, e a ADT cobra R$ 180, 00 por pessoa.
O encontro das águas, um fenômeno natural causado pelo encontro das águas escuras do rio Negro com as águas barrentas do rio Solimões, as quais percorrem cerca de seis quilômetros antes de se misturarem, é um dos cartões postais de Manaus. Este fenômeno acontece em decorrência da temperatura e densidade das águas, e, ainda, da velocidade de suas correntezas.
- http://blogdopg.blogspot.com.br/2009/03/as-cores-dos-rios-amazonicos.html

O terminal fluvial de Manaus e outros locais por nós visitados neste passeio, com exceção da aldeia indígena, são construções flutuantes que acompanham o nível das águas. Ao contrário das casas sobre palafitas dos ribeirinhos, as quais necessitam ter o assoalho elevado na temporada de cheias dos rios.
Natália deu peixes aos tucunarés, tirou fotos com uma preguiça ao colo e nadou ao lado de um boto cor de rosa (foto ao lado).
As vitórias régias não crescem onde há correnteza. Há que vê-las em locais de remanso.
A taba dos Tatuyos fica no alto de um barranco. Eles recebem os visitantes na oca principal da aldeia, tocando seus instrumentos de sopro e percussão e apresentando suas danças rituais. Elba e Natália foram tiradas por eles para dançar, Rodrigo recusou o convite e este velho blogueiro, por sua vez, foi simplesmente ignorado pelas índias, talvez tenha sido melhor assim. Um bufê de formigas fritas e peixes assados esteve o tempo todo à disposição dos famintos
Na volta, o barco parou num atracadouro na praia da Ponta Negra, onde uma parte dos passageiros desembarcou.
Conhecemos nesta viagem o geólogo Gorki Mariano (que é também cordelista) e sua esposa.
En passant (mas ainda retorno ao assunto), a visão deslumbrante da ponte estaiada sobre o rio Negro. Inaugurada em 24 de outubro de 2011, é a maior ponte do gênero no Brasil.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio_Negro
- http://www.amazonasemais.com.br/manaus/a-impressionante-ponte-rio-negro/
Anualmente, Manaus recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas. As visitas de cruzeiros à cidade ocorrem por temporadas, em geral, entre os meses de outubro e abril.
À noite, fomos ao Loppiano, no bairro Praça 14, comer pizzas de camarões.
E... um link agora para não dizer que eu não falei de FLORESTAS.
(continua)

Nenhum comentário: