UM SACO DE GATOS E OUTRO

O livro "Um saco de gatos" é o resultado da compilação de escritos publicados em um site chamado "Saco de Gato", que ficou no ar de 2006 a 2008 e, posteriormente, dos posts de um blog homônimo hospedado no Blogger, de 2008 até a presente data. Publicado em 2014, reúne uma série de pensamentos, crônicas, resenhas e críticas ora organizadas, ora escritas pelo médico Winston Graça.
Em 2016, o autor retornou com "Outro saco de gatos". onde se tem acesso a poesias, crônicas, críticas, comentários, impressões de viagens, haicais, aforismos e pensamentos, acrescidos de posts mais recentes do seu blog e das redes sociais, que o autor julgou merecedores de serem repassados em livro.
Os escritos do segundo livro obviamente dão continuidade a outros de mesmo estilo do primeiro livro.
Em 1º de junho de 2012, dediquei a nota Saco de gatos a Winston Graça, o meu colega que tanto cultiva esta expressão idiomática.
Saco de gatos
É o mesmo que balaio de caranguejos.
Diz-se de governo, partido político, ou sociedade em que ninguém se entende e todos se hostilizam.
Exemplo:
"Quando cheira a poder aparecem todos juntos, para logo a seguir voltarem a ser um saco de gatos."
Bichanos, quando estão confinados (num saco, por exemplo), ficam muitos estressados. E distribuem a esmo unhadas e dentadas.
Daí, certamente para melhorar a convivência entre eles, foi que alguém teve a estupenda ideia de criar um... rack de gatos.
Blog EntreMentes
Rodapost
Em 2007, iniciei uma jornada inversa à do colega Winston. Ao criar o Preblog, destinado a divulgar em meio eletrônico os meus textos literários escritos nas décadas de 1980 e 90. Inicialmente, postando os textos que eu havia publicado em livros, revistas e jornais e, na sequência, os textos inéditos e os novos textos que fui escrevendo a partir de anotações arquivadas. Atualmente, na referida página eletrônica, publico mensalmente uma compilação de notas metidas a literárias, originalmente postadas em EntreMentes e Linha do Tempo.
Em 2009, o colega Lúcio Alcântara lançou o livro "Blog de Papel", um registro em papel dos textos que ele publicou em quase dois anos de seu Blog.

3 comentários:

Winston de Castro disse...

Grato pela referência aos "Sacos de Gatos", amigo PG.
Ainda aguardo a leitura de seus posts em papel impresso.
Gr Ab,
Winston

Winston de Castro disse...

A imagem do "rack" de gatos foi D+, só vc mesmo...
Se um dia mandar imprimir os "Sacos de Gatos num só livro, vou querer botar essa imagem na capa,ou seria melhor um "balaio de caranguejos? (kkk)
Ab, Winston

Paulo Gurgel disse...

Um dia sai, parcialmente.
Nos próximos 6 meses estarei trabalhando na publicação de "Luiz, mais Luiz!", um livro em comemoração do centenário de nascimento do meu pai se vivo estivesse.
Quanto a reunir gatos de livros, sacos ou caixas diferentes num espaço único, só mesmo um "rack" para mantê-los em harmonia.
Um abraço.