MANGUEIROSA - 2

15/02, sábado
Tendo desistido de ir à ilha do Marajó (fica este passeio para maio, talvez), juntei-me aos meus que iriam para a ilha de Combu. A travessia para esta ilha se dá por embarcações que saem de um porto na Praça Princesa Isabel (atualmente sob reformas), em Belém.
A ilha do Combu é a quarta maior de Belém, entre as 39 que circundam a capital paraense, e um dos destinos turísticos mais procurados pelos belenenses e turistas. Um paraíso de mata virgem que fica a pouco mais de um quilômetro da capital paraense, em uma viagem de 15 minutos pelas águas turvas do rio Guamá. O local oferece diversos bares e restaurantes localizados de frente para Belém e ao longo do igarapé do Combu, que corta a ilha. São cerca de 25 estabelecimentos funcionando na ilha, e oss cardápios dos restaurantes privilegiam os peixes da região amazônica, açaí e sucos de frutas regionais.  Há locais que contam, ainda, com atrativos como piscinas naturais, trilhas, música ao vivo, playground para crianças e redários.
https://redepara.com.br/Noticia/199824/ilha-do-combu-os-sabores-que-encantam-do-outro-lado-do-rio
O restaurante mais conhecido da ilha do Combu, o "Saldosa Maloca" (com L mesmo), foi onde estive em 2014. Saboreando a culinária local e maravilhando-me com a visão de uma gigantesca sumaúma que sombreava ao lado.
Desta vez, o local escolhido pelo casal anfitrião Rodrigo e Natália, foi o "Solar da Ilha" (foto). Um restaurante rústico à maneira de outros que são frequentados no lugar.
O sol abriu. Natália e Matheus foram chapinhar nas águas da piscina do restaurante. E todos (menos Leon, que tem uma comida específica) almoçamos.
De volta a Belém, demos uma breve parada na arborizada Batista Campos para comprar brownies numa doceria da praça. Tive de ensaiar uma caminhada no lobby do Angra dos Reis, porque uma chuva renitente não me deixou sair. Teria voltado à Batista Campos, mas o tempo não melhorou.
À noite, continuei em recesso. Os demais saíram com destino a um shopping e uma pizzaria.
16/02, domingo
Iniciamos o passeio deste domingo pelo Mangal das Garças, na Cidade Velha. Com lagos, fonte, viveiros, borboletário, passarelas, mirante do rio e outros atrativos como o Farol de Belém e o Museu da Navegação, o Mangal é um parque naturalístico belíssimo.
Vide Mapa do Mangal.
Com acesso por elevador, o Farol de Belém (foto) é uma torre em estrutura metálica de 47 metros de altura e dois níveis de observação,  de onde se descortina a cidade de Belém, a Baía do Guajará (rio Guamá) e o Mangal das Garças.
Memorial Amazônico da Navegação, integrado ao Mangal das Garças
Detalhes transformam o Memorial Amazônico da Navegação num ambiente atrativo e diferente. Toda a estrutura do local é feita em ipê. O telhado do prédio é todo revestido de palha, já o piso da parte interna é de pedra-sabão, e os painéis com os textos históricos são feitos de ferro. Os visitantes encontram também os três aspectos da evolução dos meios de transporte de navegação na Amazônia: o aspecto militar, (representado pela Marinha do Brasil); o comercial representado por um breve histórico da Enasa; e o regional, revelado na exposição de barcos que são muitos utilizados na região Norte.
Vide Calafate no Blog EM.
Outros espaços visitados  na Cidade Velha:
Museu de Arte Sacra, integrado à Igreja de Santo Alexandre, originalmente Igreja de São Francisco Xavier, construída pelos padres jesuítas com participação do trabalho indígena entre o fim do século XVII e início do século XVIII.
Casa das Onze Janelas, palacete que abriga um museu de arte contemporânea e restaurante.
Forte do Presépio, a primeira construção de Belém (1616). Após os vários usos militares, essa fortificação foi revitalizada em 2002 para uso museológico.
Almoçamos no Tio Armênio, no armazém gastronômico da Estação das Docas, um complexo cultural e turístico que já foi parte do porto da cidade de Belém. E, mais tarde, houve tempo para darmos uma passada no Boulevard Shopping, que fica no Reduto.
Às 23h25, estávamos no Aeroporto Val-de-Cães embarcando em nosso voo de volta para Fortaleza.
(2 de 2)

Nenhum comentário: