Uma tríplice fronteira ou tripla fronteira é o lugar comum que une os limites territoriais e políticos de três países diferentes. Entre os 195 países do mundo geralmente reconhecidos, 134 têm pelo menos uma tripla fronteira. Os outros são países insulares (como o Japão), ou fazem fronteira com apenas um país (como Portugal), ou fazem fronteira com dois que não são adjacentes (como os Estados Unidos).
O Brasil, este país continental que divide as fronteiras com dez países, possui nove tríplices fronteiras:
🔼Brasil-Uruguai-Argentina
A Ilha Brasileira é uma pequena ilha fluvial localizada na foz do rio Quaraí (que desemboca no rio Uruguai), entre os municípios de Barra do Quaraí, no Brasil, Monte Caseros, na Argentina, e Bella Unión, no Uruguai.
Situada em região de tríplice fronteira, a ilha tem, aproximadamente, 2 quilômetros de extensão por 0,5 quilômetro de largura. Em 2009, foi atingida por um incêndio que consumiu quase metade de sua vegetação.
Entre 1964 e 2011, a Ilha Brasileira tinha apenas uma casa (que não foi atingida pelo incêndio) e um morador, um fazendeiro brasileiro chamado José Jorge Daniel, que faleceu em 2011. Pouco tempo antes de sua morte, o mesmo abandonou o local devido a seu estado de saúde, indo para a casa de uma filha em Uruguaiana - RS.
"Seu Zeca - o guardião da Ilha Brasileira", como era conhecido por todo o Estado do Rio Grande do Sul, foi o último habitante da ilha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_Brasileira
http://blogdopg.blogspot.com/2020/01/ilha-brasileira.html
🔼Brasil-Argentina-Paraguai
O ponto de encontro destas três nações acontece entre os Rios Iguaçu e Paraná. Do lado argentino, Puerto Iguazu, que, segundo o Instituto Nacional de Estadística y Censos, contava com 82.227 habitantes em 2110. Do lado paraguaio, Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandárias e Minga Guazu, que formam uma região metropolitana com 563.851 habitantes. Do lado brasileiro, Foz do Iguaçu, que conta com 256.088 habitantes. Ao todo, a Tríplice Fronteira é habitada por mais de 902 mil pessoas. Mais de 82 mil pessoas circulam pela Ponte da Amizade (Brasil-Paraguai) e mais de 19 mil pessoas circulam pela Ponte Tancredo Neves (Argentina-Brasil), totalizando mais de 102 mil nos dois sentidos, diariamente. A maior parte destas pessoas trafegam nos mais de 39 mil veículos que cruzam as três fronteiras todos os dias. WIKI
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2014/03/brasilia-e-foz-de-iguacu.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/03/da-passagem-de-santos-dumont-por-foz-de.html
🔼Brasil-Paraguai-Bolívia
🔼Brasil-Bolívia-Peru
🔼Brasil-Peru-Colômbia
(Tabatinga-Isla Santa Rosa-Letícia)
Tabatinga-AM, que teve sua emancipação política de Benjamin Constant-AM, em 1981. Isla Santa Rosa, uma ilha aluvial com assentamento humano, que pertence ao departamento de Loreto-Peru. Letícia, a capital do departamento de Amazonas- Colômbia.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/09/benjamin-constant-tabatinga-e-leticia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_(Amazonas)
http://es.wikipedia.org/wiki/Isla_Santa_Rosa_(Loreto)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leticia_(Col%C3%B4mbia)
🔼Brasil-Colômbia-Venezuela
🔼Brasil-Venezuela-Guiana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima
🔼Brasil-Guiana-Suriname
🔼Brasil-Suriname-Guiana Francesa
http://www.irregular.com.br/cronicas/serie-triplice-fronteiras-o-brasil-encontra-a-franca-230
Nenhum comentário:
Postar um comentário