RIO DE JANEIRO E REGIÃO DOS LAGOS (3)

12 de maio, quinta-feira
Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Sua pedra fundamental foi lançada em 1922, sendo o monumento inaugurado em 12 de outubro de 1931. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado - o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e já completou 90 anos.

https://blogdopg.blogspot.com/2021/10/minha-alma-canta.html
Todos os anos, mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Essa estrada de ferro foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Aliás, foi o trem do Corcovado que, durante vários anos, transportou as peças do monumento em construção.O trem sai de sua estação no Cosme Velho, em frente à Igreja São Judas Tadeu, percorre a mata da Tijuca, com duas breves paradas, uma das quais em Paineiras, que já foi hotel e local de concentração dos jogadores da seleção brasileira de futebol, e hoje é um centro de visitantes.
AquaRio (aquário marinho) e Roda Gigante do Rio, na Gamboa.
Almoço: no tradicional restaurante "Flórida", na Praça Mauá.
Museu de Arte do Rio
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um novo tipo de museu de ciências em que você é convidado a examinar o passado, conhecer as transformações atuais e imaginar cenários possíveis para os próximos 50 anos por meio de ambientes audiovisuais imersivos, instalações interativas e jogos disponíveis ao público em português, inglês e espanhol.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi projetado pelo arquiteto neofuturista espanhol Santiago Calatrava e construído ao lado da orla no Pier Mauá. Sua construção contou com o apoio da Fundação Roberto Marinho e custou cerca de 230 milhões de reais. O prédio foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
A exposição principal leva os visitantes através de cinco áreas principais: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Nós através de uma série de experimentos e experiências. Este intrincado e cativante museu mistura ciência com um design inovador para focar em cidades sustentáveis e um mundo ecológico.
O museu fez parte da renovação da área portuária da cidade para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

https://en.wikipedia.org/wiki/Museum_of_Tomorrow
13 de maio,sexta-feira
Em vez de um carro por aplicativo, optamos por pegar um táxi na frente do Copa Sul. O dono do táxi, um cearense de nome Manuel, nos levou aos seguintes locais: Arcos da Lapa, Parque das Ruínas, no morro de Santa Teresa, Escadaria Selarón, Mosteiro de São Bento, Catedral Metropolitana, Teatro Municipal e o Amarelinho, na Cinelândia.
Estátua do "Cristo sem teto" (atentar para as chagas nos pés). 
Local: pátio da Catedral Metropolitana de São Sebastião.
Todo esse passeio durou duas horas e meia e, quando ele nos deixou de volta ao hotel, reforçamos o pagamento de seus serviços com uma boa gorjeta. Manuel é um boa-praça, esmerou-se em prestar informações, arranjava vaga para estacionar o táxi sempre perto dos locais visitados e, quando soube que eu havia morado na rua Benjamin Constant, ao passar pela Glória, fez questão de incluir essa rua no roteiro para que eu pudesse matar as saudades.
Almoço no "Venga Chiringuito", em Copacabana.
14 de maio, sábado
Fomos à Praia do Pepê, na Barra da Tijuca (tendo como percurso Ipanema, Leblon, São Conrado e Joá). Descendo do uber na Praça do Pomar, seguimos até a Avenida do Pepê. Almoçamos no "Bangalô" onde fomos atendidos por um garçom cerense de Guaraciaba do Norte. Entramos em dois shopping centers vizinhos: "Downtown" e "Cittá Mall", na Avenida das Américas, e retornamos para Copacabana no meio da tarde. Rodrigo e Natália ainda foram a um bar local para assistir ao jogo Flamengo 2 x 2 Ceará, enquanto ficamos cuidando do Renan.
À noite, nossa vez. Elba e eu fomos assistir ao show de Dan Sebastian no Bottles's Bar. O episódio será descrito como "Uma noite no Beco das Garrafas" no blog EM.
15 de maio, domingo
No café da manhã, despedimo-nos de Natália, Rodrigo e Renan (que viajariam logo mais para Fortaleza) e, como tínhamos algumas horas no Rio antes do embarque, fomos à Ipanema. Passeamos na avenida Vieira Souto (onde estivemos na segunda-feira), na Praça General Osório (que aguarda a reforma de seu Chafariz das Saracuras e que, aos domingos, recebe as barracas de uma feira que não é mais a "feira hippie") e na Praça N. Sra. da Paz; e também passamos em frente do "Restaurante e Bar Garota de Ipanema" (onde Tom e Vínicius compuseram canção da famosa garota) e do "Restaurante Vinicius e Bossa Nova Bar" (ainda fechados por uma questão de horário).

Nenhum comentário: