FAMÍLIA GURGEL EM OTÁVIO BONFIM - REMINISCÊNCIAS DE FERNANDO GURGEL

Lembro muito do bairro de Otávio Bonfim.
Minha avó paterna, Dionísia Gurgel de Souza, era prima do Zequinha Gurgel. Este morava em uma casa colada à Siqueira Gurgel, de frente para a Avenida Bezerra de Menezes. Minha avó morava em outra casa colada à Siqueira Gurgel, no lado oposto à do Zequinha Gurgel, de frente para o trilho do trem. Quase em frente ao que tinha sido o Usina Ceará Esporte Clube.
Meu tio, Aldemir Gurgel de Souza, foi um Diretores - ou Presidente, não sei bem - do Clube. À época morava perto do Depósito Araxá, bem perto de Otávio Bonfim e, atualmente, mora na Aldeota.
Meu tio Agenor Gurgel de Souza morava na Vila Gurgel, perto da Siqueira Gurgel. Ali jogamos muita bola. Muita pela quantidade, a qualidade era zero. Mas era diversão garantida.
No Bairro de Otávio Bonfim e arredores, além de meus avós paternos, lembro que moravam meus tios: Almir Gurgel de Souza - creio que este morava na Justiniano de Serpa -, Henrique Gurgel de Souza, Walmir Gurgel de Souza e Terezinha Gurgel Cordeiro. Estes, ali perto onde existiam os Depósitos Araxá, de propriedade dos tios Henrique e Walmir, e o Depósito Gurgel, de propriedade do Nestor Holanda Gurgel.
Ali perto morava, também, a família de tia Perpétua Gurgel Valente, irmã de minha avó Dionísia. Os filhos de tia Perpétua eram o Rui Pinheiro, Airton, Ubaldina, Olegário e Reni.
Estudei no Colégio Estadual Liceu do Ceará até o ano de 1968, quando conclui o ensino médio. Eu e meus irmãos, sempre que podíamos, íamos ao Cine Familiar. Na época já não era tão familiar assim. Proliferava umas figuras muito esquisitas nas sessões de cinema.
Atualmente moro no Distrito Federal.
Tenho algum contato com o jornalista e escritor João Bosco Serra e Gurgel, filho de Nertan Holanda Gurgel e Maria Nielsen Serra e Gurgel. Creio que eles moraram, também, em Otávio Bonfim.
O João Bosco é Diretor de Comunicação Social da Casa do Ceará, em Brasília. No portal da Casa do Ceará ele conta muitas histórias de Acopiara e tem feito alguns encontros da família Gurgel em Acopiara.
Veja lá: www.casadoceara.org.br.
É autor de um Dicionário de Gírias e está montando uma árvore genealógica da família Gurgel.

Fernando Gurgel enviou as informações acima por e-mail.
--------------------------------------------------------------------------------------
João Bosco Serra e Gurgel, citado por Fernando Gurgel, em resposta a meu e-mail enviou as informações a seguir sobre os Gurgel de Acopiara.

Sr. Paulo Gurgel,
Li o  seu blog. Grato por incluir o meu blog que está no site da Casa do Ceará em Brasilia, de onde sou diretor, na sua página. Vejo e aplaudo suas iniciativas para resgaste dos Gurgel, vossos familiares. Muitas coisas me chamaram a atenção, pois elaborei um site sobre a família Gurgel do Amaral Valente, no momento migrando para o UOL, com dados da familia Gurgel do Amaral Valente de Acopiara, Ceará.
Fi-lo para marcar os 100 anos (1908/2008) de presença em Acopiara do nosso patriarca Henrique Gurgel do Amaral Valente, nascido em Aracati e irmão de Teófilo Gurgel do Amaral Valente, um dos criadores da Siqueira Gurgel, onde trabalharam muitos Gurgel de Acopiara. Muitos deles viveram na Vila Gurgel que ficava na José Bastos,em frente ao estádio do Usina Ceará.
Identifiquei 1.600 descendentes diretos de Henrique, pai de meu avô
Francisco Gurgel Valente.
Fiquei feliz com o resgate de Otávio Bonfim, hoje Farias Brito. Ali morei 5anos, entre 58 e 63. Do lado, no Parque Araxá, moraram e moram muitos Gurgel de Acopiara.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Em 5 de janeiro de 2011, JB Serra e Gurgel escreveu por e-mail:
Caro Paulo,
Hoje, já em Brasília, li seu blog por inteiro. Vejo como você gosta de Otávio Bonfim, da Igreja de Nossa Senhora das Dores e da família Gurgel.
No site da familia Gurgel de Acopiara há uma ordem de gerações, um elo
entre o presente e o passado. Nas minhas pesquisas, cheguei a descobrir que um irmão do meu bisavô foi o ultimo embaixador do Imperio nos Estados Unidos e o primeiro da
República. Ele nasceu em Aracati.
Há muitos diplomatas na família Gurgel , aposentados e ativos. Um deles foi muito próximo do Barão do Rio Branco. Pretendo escrever um artigo sobre eles.
Mando-lhe em anexo o artigo que escrevi sobre o Gurgel inconfidente,
Salvador Carvalho Gurgel do Amaral.
Não coloquei no artigo que tivemos um prefeito do Rio, Honório Gurgel,
que virou nome de bairro, mas que não resgatou Salvador. Se couber no seu
blog, faça esta justa homenagem.
Veja também um outro site meu como estudioso da língua portuguesa.
www.cruiser.com.br/giria ou dicionariodegiria.com.br