PIRENÓPOLIS - GO

Pirenópolis é um lugar mágico, sinônimo de paz e tranquilidade. Respira-se bem-estar quando se anda por suas ruas de pedras iluminadas a lampiões coloniais, ressaltando a beleza arquitetônica do casario preservado; quando se come de sua cozinha regional, que guarda antigas e saborosas receitas; e quando se conhece a prosa cordial de seus moradores.
Fundada pelos bandeirantes no século 18, e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Pirenópolis constitui um dos mais ricos acervos patrimoniais do Centro-Oeste.
Perto de Brasília (150 km) e Goiânia (120 km), a cidade se localiza no sopé da Serra dos Pirineus, Goiás. Segundo a tradição local, a serra recebeu o nome de Pireneus por haver na região imigrantes espanhóis que, por saudosismo ou por encontrar alguma semelhança com a cadeia de montanhas situada entre Espanha e França, deram então o mesmo nome a esta serra goiana.
"Piri", como é carinhosamente chamada por seus visitantes, nos leva a uma viagem ao passado. A cidade é conhecida pela Festa do Divino, trazida à região pelos jesuítas portugueses para atrair negros e índios ao cristianismo, a qual atualmente mescla festejos divinos e profanos, e pelas Cavalhadas, jogos medievais, também de origem portuguesa, que duram três dias e simbolizam a luta entre os cristãos e os mouros, muçulmanos que invadiram a Península Ibérica.
É nesta mesma Pirenópolis que muitos aventureiros e apaixonados por esportes se divertem. Sua natureza exuberante, seus rios e cachoeiras e suas formações rochosas proporcionam a prática de esportes radicais, como rapel, mountain bike, trekking e muitos outros.
O município dispõe de uma eficiente estrutura turística. Representada por pousadas charmosas e aconchegantes, variados restaurantes, ruas dedicada ao lazer, receptivos organizados para passeios ecológicos e de aventuras, aeroporto e rodoviária, lan houses e centros de atendimento aos turistas.
Além do turismo, outras fontes econômicas de Pirenópolis são as pedreiras (de quartzito, principalmente), localizadas nos arredores do município, o artesanato de prata e de pedras semipreciosas, cujos produtos são comercializados em lojas, feiras, ateliês e galerias, e a arte da tecelagem.
O município tem atualmente cerca de 23 mil habitantes.
Para saber mais...
www.pirenopolis.go.gov.br


Memória do passeio
Período: 23 e 24 de agosto / Ônibus da Viação Goianésia / Percurso Brasília - Pirenópolis - Brasília / Cidades intermediárias: Águas Lindas, Cocalzinho e Corumbá de Goiás / Hospedagem: Pousada Imperial (centro de Pirenópolis) / Pontos turísticos: Theatro de Pyrenópolis, Cine Pirineus, Museu das Cavalhadas, Museu do Divino e Ponte sobre o Rio das Almas / Curiosidade: um lobo guará cruzou à frente do ônibus na viagem de volta.
Comentário
Paulo,
A arquitetura de Pirenópolis lembra demais a da cidade de Goiás, mas aparentemente é mais preservada e simpática.
Roberto Marques

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

O colega Roberto Marques enviou-me este e-mail:
Paulo,
A arquitetura de Pirenópolis lembra demais a da cidade de Goiás, mas aparentemente é mais preservada e simpática.
Abraços.