PROF. FROTA PINTO

Gerardo Frota de Souza Pinto (05/10/1915–14/08/2011) foi meu professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da UFC. Ainda guardo com carinho um exemplar do livro que ele escreveu, "Psiquiatria Básica",  que foi publicado pelo Centro Médico Cearense, em 1983, tendo como editor o colega Emanuel de Carvalho Melo. Trata-se de uma grande obra.
Um dos números do Jornal do CREMEC (nº. 88), em seu "Quadro de Honra", fez uma homenagem a ele, recém-falecido, ao reproduzir a capa do "Psiquiatria Básica", ao lado de alguns mordazes pensamentos do inesquecível mestre.
Pensamentos do Prof. Frota Pinto
  • A justiça não é cega, tem dois olhos: o código civil para os ricos e o penal para os pobres.
  • Dura lex sed lex.Aqui se traduz assim: a lei é dura para quem é mole.
  • Após o "paciente" chorar sua sorte em todas as portas, cabe ao psiquiatra "loucalizá-lo". Não é função nossa. Vamos acabar com isso.
  • Desemprego, prestações a pagar, mulher doente, sem casa para morar e sentindo palpitações, angústia, insônia e irritabilidade. Não considero doença. Doente é quem, naquela situação, não apresentar esta sintomatologia.
  • Só existem três doenças eminentemente psiquiátricas: esquizofrenia, psicose maníaca depressiva e neurose obsessivo-compulsiva.
  • Não batam palmas para o que eu disse. Questionem, acrescentem e passem adiante.
Fragmentos de uma conferência do Prof. Fota Pinto, proferida por ocasião da abertura da Residência Médica em Psiquiatria, no Hospital de Saúde Mental de Messejana, em janeiro de 1981.
Notícia
Sobre o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, em O Estado, edição de 27/7/2014 (online)

10 comentários:

Vinícius Lima disse...

Você tem alguma informação a respeito de como é possível ter acesso a essa conferência? Ou qualquer tipo de documentação a respeito do hospital de saúde mental de messejana?

Paulo Gurgel disse...

Vinícius Lima, olá.
A imagem da primeira capa do livro "Psiquiatria Básica", do Prof Frota Pinto, e os pensamentos do insigne mestre por mim citados podem ser vistos no Quadro de Honra do Jornal do Cremec de nº 88.
http://www.cremec.com.br/jornal/jornais.htm
A conferência, não.
Ainda está ativo o link para a notícia do jornal "O Estado" sobre o Hospital de Saúde Mental.
Um abraço.

Paulo Gurgel disse...

Página inicial do HSSM na web:
http://www.hsmm.ce.gov.br/index.php/pagina-inicial

Paula Borges disse...

Obrigada pelas informações. Sou neta do prof. Frota Pinto e me identifico muito com o que ele deixou escrito. Guardei um exemplar do livro "psiquiatria básica" comigo mas também me interesso muito por artigos de opinião e informações como as que aqui constam.

Paulo Gurgel disse...

Paula Borges, olá.
Grato pelos comentários.
Fui aluno de seu avô na Disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC.
No período de 1979 a 1983 colaborei na edição dos livros da Editora Centro Médico Cearense (como poderá conferir na mensagem do editor Emanuel Melo em "Psiquiatria Básica").
No bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, há uma rua denominada rua Prof. Frota Pinto.
Trata-se de uma homenagem a seu avô?
A pergunta é pertinente pois preciso excluir a possibilidade de ser uma homenagem a um homônimo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Sim ! Homenagem ao falecido médico psiquiatra

Paula Borges disse...

Olá! Espero que o sr. esteja bem! Só agora, anos depois e após a pandemia da Covid-19, estou relendo os comentários. É um prazer conseguir trocar estas palavras com o sr.! Só agora fiquei sabendo desta rua e irei lá conferir! Meu e-mail é paulaborgesfp@gmail.com por gentileza me envie informações sobre acervos onde posso encontrar documentos e ou artigos do meu avô caso o sr. saiba. Quero pesquisar sobre ele. Obrigada!

Paulo Gurgel disse...

Paula, olá!
Há uma segunda postagem com breves informações sobre a vida profissional do Prof. Frota Pinto e homenagens a ele. Talvez não tenha lido.
Acesse por meio do link: https://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/09/prof-frota-pinto-2.html

Paula Borges disse...

Preciso encontrar um artigo que ele escreveu para a revista Psychiatry on line brasil jo título é "O enigma de Kafka". Acabei de notar que sumiu da internet. Estou arrasada. Adorava este artigo. Se o sr. achar em algum lugar peço por caridade que me envie paulaborgesfp@gmail.com Obrigada!!!

Paulo Gurgel disse...

Boa noite, Paula.
Pesquisando em "Psychiatry on line Brazil" o artigo "O enigma de Kafka, do Prof. Frota Pinto, de fato não o encontrei. Nem pelo título nem pelo autor.
No entanto, fui localizá-lo através do site POL+BR.
Eis o link: http://www.polbr.med.br/ano03/mour0603.php
Fico alegre em poder ajudá-la.