O SISMÓGRAFO DE PEREIRO, CEARÁ

Iran Ferreira Machado
Nos idos de 1969, lá pelas bandas de Pereiro, sul do Ceará, a terra tremeu. Não só tremeu, como deixou as suas marcas indeléveis em casas, rachaduras pelo chão na zona rural e pavor entre seus habitantes.
Acionado pelas autoridades competentes, o Departamento Nacional da Produção Mineral, então sediado no Rio de Janeiro, enviou uma equipe de três geólogos ao local para averiguar os prejuízos e recomendar providências.
Chegando de jipe à cidade, já tarde da noite, os "três mosqueteiros" buscaram uma humilde pensão para a sua estada durante os dias de vistoria.
A primeira pessoa a prestar depoimento, ainda naquela noite, foi exatamente a proprietária da pensão, muito preocupada com as perdas e danos que poderiam decorrer de tão inusitado fenômeno geotectônico. A grande surpresa foi o seu relato de que um papagaio de estimação vinha oferecendo os seus serviços como sismógrafo improvisado, porém eficaz. De índole perquiridora ou até científica, a dona da pensão já estava elaborando uma espécie de escala Richter para uso doméstico.
A escala funcionava mais ou menos assim, de acordo com os resultados da última semana, registrados numa planilha pela diligente pesquisadora:
1 - Papagaio ligeiramente nervoso, caminhando pensativo para a esquerda e para a direita, sem cessar.
2 - Idêntico ao anterior, porém a ave já ensaia algumas decolagens.
3 - Papagaio demonstra forte nervosismo e tenta em vão romper a corrente para fugir do epicentro.
4 - Idêntico ao anterior, porém acompanhado de gritos histéricos ou expressões ininteligíveis ultrapassando 100 decibéis.
5 - Papagaio alvoroçado acorda com seus gritos todos os hóspedes e empregados do estabelecimento hoteleiro, manifestando um grau máximo de pânico, capaz de contagiar seres humanos e animais domésticos.
As intensidades de número 6 até 9 não foram definidas quanto ao comportamento da ave, em virtude do simples fato de que Pereiro não se encontra sobre os Andes ou em qualquer outra área sujeita à tectônica das placas.
Todavia, a proprietária se julgou bastante orgulhosa de, ao dispensar o uso de equipamentos sofisticados, com suas baterias, fios e relés, prestar uma valiosa contribuição às pequenas comunidades do Nordeste e de outras regiões desse imenso Brasil.
N. do E.
O colaborador Jaime Nogueira enviou-me um texto com esta história. Como não consegui copiá-lo diretamente do e-mail e encontrei outra versão (fonte) na internet, é esta que está sendo aqui republicada. As duas versões são igualmente geniais.

Nenhum comentário: