A BARRAGEM DO RIO COCÓ

Inaugurada em junho do ano passado pelo governador Camilo Santana, a Barragem do Rio Cocó, com as fortes chuvas caídas no Ceará, atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento de água (de quase 6,5 milhões de metros cúbicos) e, segundo informações do Portal Hidrológico do Ceará (COGERH) e da imprensa local, começou a sangrar a partir de 23 de fevereiro.
(foto de Evilázio Bezerra / O Povo)
A barragem servirá para conter o excedente de água na quadra chuvosa (fevereiro a maio) e com isso evitar o alagamento que acontece todos os anos em 14 áreas vulneráveis de Fortaleza, como o Lagamar. Cerca de 11 mil famílias serão beneficiadas por esta obra recém-construída no Conjunto Palmeiras.
Resultado de um investimento da ordem de R$ 105 milhões, no qual se incluem os valores destinados para as desapropriações, a obra deverá em breve fazer parte do sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de Fortaleza. Estão previstas também, além da urbanização local das margens do Rio Cocó, a transformação do entorno da barragem em espaço de lazer, educação em ecologia e geração de emprego e renda, principalmente na área da agricultura.

Nenhum comentário: