ANA MARIA DANTAS DO AMARAL, MÉDICA PNEUMOLOGISTA

Foto: blog MEMÓRIAS
Lendo o blog MEMÓRIAS, de Ana Margarida Rosemberg, só agora tomei conhecimento da partida (25 de maio) de Ana Maria Dantas do Amaral.
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1975, e tendo a Pneumologia como especialidade, ela trabalhou na clínica privada e em importantes hospitais públicos do Estado do Ceará.
Com as amigas e colegas Valéria, Tânia, Nadja, Elizabeth e Ana Margarida, a inesquecível Ana Maria Dantas integrava, no Hospital de Maracanaú, "o grupo das seis na luta ferrenha para curar os pacientes tuberculosos".
Na década de 1990, quando a luta contra o tabagismo em nosso país estava se consolidando, a Ana Maria participou do Comitê Coordenador de Controle do Tabagismo no Brasil - Capítulo do Ceará e prosseguiu com essa luta por um Mundo sem Tabaco, até recentemente no Hospital de Messejana.
Ana era uma pessoa afetuosa, gentil e atenciosa com todos. Fomos companheiros de trabalho por muitos anos no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.
Para explicitar a importância do seu legado, faço minhas estas palavras de Ana Margarida Rosemberg:
"O Ceará perdeu uma médica que deu com altruísmo o melhor de si para curar, aliviar as dores e consolar os pacientes; o Brasil perdeu uma guerreira na luta por uma sociedade mais igualitária e justa."
Descanse em paz, Ana Maria.
Linha do Tempo, 01/07/2018
(nota publicada anteriormente em 25/06/2018)

Um comentário:

Museu Comendador Ananias Arruda disse...

Seis meses de saudade. Obrigada, Paulo, pela postagem em seu blog reverenciando a memória da Ana Maria.