SÁBADO EM PARAIPABA E PARACURU

Havia um convite pendente de Luciano para que o acompanhasse num passeio em Paraipaba e Paracuru. Aos sábados, este meu irmão tem como rotina levar uma de suas filhas, a médica ginecologista Marina, a estas duas cidades onde ela realiza atendimentos. No dia 21, com o nosso irmão petroleiro (Germano, que é gêmeo de Luciano) incorporado ao grupo, o passeio finalmente aconteceu.
Partindo bem cedo de Fortaleza, acessamos a CE-085, também conhecida como Via Estruturante, e passamos por Garrote (distrito de Caucaia), Pecém (distrito de São Gonçalo do Amarante), área rural de Paracuru até chegarmos a Paraipaba, onde Luciano parou o veículo para Marina comprar um queijo defumado no "Vaca na Rede". A partir desse estabelecimento, pegamos outra rodovia, a CE-162, pela qual chegamos à sede de Paraipaba.
Vimos muitos coqueirais pelo caminho. Luciano comentou que Paracuru e Paraipaba eram os principais fornecedores de cocos para as barracas de praias de Fortaleza.
Após deixarmos Marina numa UBS em Paraipaba, fomos a um quiosque na praça principal da cidade para um desjejum à base de caldo de carne, tapiocas om queijo e café. Conhecida por ser um lugar aconchegante e propício ao descanso, Paraipaba costuma receber um bom número de visitantes que aproveitam para conhecer suas belezas naturais. Dentre elas, estão as praias de Capim Açu e da Lagoinha e a Lagoa das Almécegas.
Pela rota de Camboas, demos uma passada na praia de Capim Açu. Praia deserta, naquela manhã de sábado de uma alta temporada. Conversamos com um nativo que vigiava um casebre para que o madeirame não continuasse sendo surrupiado por ladrões. Quanto à Lagoa das Almécegas, não foi consenso do grupo ir conhecê-la apesar dos encantos descritos.
Com seus restaurantes, bares, pousadas e hotéis (em número de quatro, segundo o irmão cicerone) é Lagoinha a praia mais procurada de Paraipaba.  Uma obra em seu calçadão, recém executada pelo governo do Estado do Ceará, tornou-a ainda mais visitada. Nossa horas seguintes foram passadas no restaurante Lajedo, que tem a opção de servir na praia. O atendimento é bom, os preços são justos e a casa prioriza a MPB. Almoçamos pargo frito, com baião de dois e macaxeiras.
Por volta das 13 horas, fomos com Luciano buscar a filha em Paraipaba.
Luciano, Paulo e Germano. Caminhando contra o sol
Nas tardes de sábado, minha sobrinha dá consultas em uma clínica popular no centro de Paracuru, na qual fomos deixá-la. Com a temperatura em ascensão, interrompemos a caminhada para refrescar a boca com sorvetes.
Paracuru é o município que deu origem a Paraipaba. Numa comparação entre eles, tem-se uma melhor impressão do município-mãe, e aqui vai uma curiosidade. Dos vinte municípios cearenses banhados pelo Oceano Atlântico, só dois apresentam a sede no litoral: Fortaleza e Paracuru. Camocim, quase. Camocim tem sua avenida Beira-Mar, mas esta fica na foz do Rio Coreaú.
Dentre as praias de Paracuru, destaco a Ronco do Mar e a Quebra Mar.
Pequena e movimentada, a Praia do Ronco do Mar fica na sede de Paracuru e conta com um bom número de barracas para atender aos banhistas. Suas ondas são boas para o surfe, o que a torna muito procurada pelos surfistas inclusive para a realização de campeonatos. Já a Praia Quebra Mar é o ponto de encontro dos praticantes do kitesurf. Nela está localizada a barraca Quebramar, que oferece a estrutura necessária para o aprendizado e a prática deste tipo de esporte. Esta barraca foi o cenário de nossa conversa ao entardecer plenamente regada a água de coco.
http://www.portalparacuru.com.br/praias_paracuru.html

Nenhum comentário: