FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - 70 ANOS DE FUNDAÇÃO

Prof.ª Valéria Goes Ferreira Pinheiro
Diretora da Faculdade de Medicina da UFC
Nos idos de 1930, a sociedade cearense iniciou movimento liderado pelo Dr. Jurandir Picanço para dotar o estado de uma Faculdade de Medicina e assim melhorar a saúde de nossa gente, sonho finalmente realizado em 12 de maio de 1948 com a conferência proferida pelo prof. Alfredo Alberto Monteiro, então diretor da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro). Depois, por iniciativa do governo federal, a Faculdade de Medicina (FAMED) passou a compor em dezembro de 1954, juntamente  com a Faculdade de Direito, a Escola de Agronomia e as Faculdades de Farmácia e de Odontologia, a recém criada "Universidade do Ceará". [...]
Tendo funcionado inicialmente num casarão vizinho ao Theatro José de Alencar, a FAMED se instalou definitivamente em 1957 no Porangabussu, onde foi construído o Hospital das Clínicas e, depois, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O Complexo Universitário Walter Cantídio é hoje no Ceará o principal polo de formação médica especializada ao nível de residência médica, onde um total de 264 residentes recebem treinamento e prestam assistência médica à população em 46 áreas distintas.
Nas imediações da FAMED, situam-se o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o HEMOCE e o Hospital São José de Doenças Infecciosas, com as quais mantém ampla interação acadêmica.
Com imenso orgulho, registramos ter formado, ao longo desses 70 anos, mais de 8.100 médicos, 1.558 mestres e 478 doutores que têm contribuído de forma notável na melhoria da saúde e no desenvolvimento científico do Ceará.
(extraído do Jornal do CREMEC, n.º 128, de março/abril de 2018)

Nenhum comentário: