ILHAS-CAPITAIS DO BRASIL

São Luís, capital do estado do Maranhão. Das três ilhas-capitais, São Luís é a mais populosa, com 1.011.098 habitantes, e possui uma área de 827 km². É a única cidade brasileira colonizada por franceses (França Equinocial), sendo fundada no dia 8 de Setembro de 1612 por Daniel de la Touche. Inicialmente chamada de "Saint Louis" pelos franceses, teve o nome aportuguesado em 1615 para São Luís, quando os portugueses comandados por Jerônimo de Albuquerque tomaram o controle da cidade. É a cidade natal de vários escritores e poetas brasileiros como Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar, Josué Montello e outros.
Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina e segundo município mais populoso do estado (depois de Joinville), fica quase inteiramente (97,23%) localizada na ilha de mesmo nome. É a segunda maior ilha-capital das três em tamanho e população, com 408.161 habitantes e 433 km². Foi fundada em 23 de março de 1726. É a capital brasileira com o melhor IDH, além de ser o quarto município com mais alto IDH (incluindo capitais e não capitais) do Brasil.
Vitória, situada na ilha de mesmo nome, ocupa área de 104 km². Foi fundada em 8 de Setembro de 1551 e é formada por várias ilhas, inclusive algumas a mais de 1.100 km da costa. Capital do estado do Espírito Santo e o município capixaba com maior PIB, Vitória é a quarta cidade mais populosa do estado (com 327.801 habitantes), ficando em número de habitantes depois de Vila Velha, Serra e Cariacica, municípios de sua região metropolitana e que fazem fronteira com a capital.
Com destino a Vitória, embarcamos hoje (2) de madrugada em avião da Latam. Elba e eu vamos aproveitar o período carnavalesco para conhecer Vitória e outras cidades espírito-santenses.

Nenhum comentário: