PASSEIOS PANORÂMICOS EM VITÓRIA / VILA VELHA

03/03, domingo
O Pier Iemanjá, na Praia de Camburi, fica a menos de um quilômetro da Praia do Canto. É um local muito frequentado por pescadores amadores. De um deles, enquanto tirava do anzol um robalinho que havia pescado, ouvi a má notícia de que não tinha mais escunas no Pier.
- Para ser franco, não sei nem se ainda existem essas escunas para turistas, completou ele.
Quem não tem barco embarca no ônibus. O plano B foi comprar na Capixaba Receptivo duas passagens para um passeio terrestre pelas cidades de Vitória e Vila Velha, com duração de 8 horas. Afinal, muitas atrações turísticas nessas duas cidades não tinham sido por nós visitadas no dia de ontem.
Trajeto - Orla de Camburi, Basílica de Santo Antônio, Museu da Vale, Catedral de Vitória, Hortomercado, Terceira Ponte, Orla das Praias de Vila Velha, Farol de Santa Luzia, Igreja do Rosário e Curva da Jurema.
Alguns comentários - Camburi, uma praia revitalizada. Com 6 km de extensão é a única praia que fica na área continental de Vitória. Tem ciclovias, pistas de caminhada, bancos para descanso e áreas para realização de esportes ao ar livre. A Basílica de Santo Antônio, projetada e construída a partir de 1956, e concluída na década de 1970, envolvendo em mutirão os moradores do bairro de mesmo nome, tornou-se um dos cartões postais de Vitória. O Museu da Vale (em cujo restaurante almoçamos no dia anterior) tem como destaque a antiga estação Pedro Nolasco, que abriga em seus três pavimentos um rico acervo ferroviário. Em termos de maquete projetada para simular uma ferrovia, a maquete que lá se encontra em funcionamento é a maior do Brasil, com 34 m2 de área construída. No Hortomercado, que fica na Enseada de Suá, uma pausa para o almoço. Em seguida, pela Terceira Ponte, o ônibus prosseguiu a viagem para o Farol Santa Luzia, em Vila Velha, um local que nos brindou com uma vista deslumbrante.
A orla de Vila Velha é formada pelas praias de Itaparica, de Itapoã, da Costa e da Sereia, que lotam de banhistas aos domingos e na alta estação. Finalmente: o retorno para Vitória pela Terceira Ponte, a Curva da Jurema, a Praça dos Namorados e o Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, onde aproveitamos para desembarcar do ônibus.
Curiosidades (repassadas pela guia turística da Capixaba Receptivo):
(1) Houve muito apoio da comunidade para que a construção da Basílica se concretizasse. Havia inclusive uma senhora que vendia mingau para juntar dinheiro para a construção, O "mingau do Santuário" ficou famoso e existe até hoje, sendo feito com a mesma receita.
(2) A Rodoviária de Vitória vista do alto lembra o mapa do Estado do Espírito Santo. Seu arquiteto, Bebeto Vivácqua (que deu o nome à rodoviária), teve essa intenção.
(2 de 4)

Nenhum comentário: