MOCHILEIRO DO CERRADO - 2

Cidade de Goiás (2.ª parte)
Quem viaja por terra entre Goiânia e Cidade de Goiás observa a constante presença das plantações de eucaliptos. São eucaliptos diferentes daqueles que tenho visto no Nordeste. Apresentam o tronco mais fino e, quando atingem o quarto ano de crescimento, são cortados. Surgindo em cada tronco remanescente novos pés de eucalipto, segundo me informou o motorista do ônibus em que eu fui a Goiás Velho). Mas apenas dois brotos são poupados. Estes crescerão mais rapidamente do que cresceu a planta original e, devido a isso, os novos eucaliptos serão cortados mais precocemente. Em seguida, as toras serão tratadas e utilizadas, principalmente na construção de cercas.
Para que tantas cercas, meu Deus? Não responda não, a grande quantidade de vacas que pastam no campo vem a ser a resposta.
02/06/2019, domingo
✔Calçadão e Mercado Central
Logo cedo, após tomar o café da manhã no Casa da Ponte Hotel, saí para caminhar no calçadão à beira do rio Vermelho. Uma caminhada em que me deparei com cinco pontes (contando com a da Casa de Cora Coralina e com a Ponte da Pirraça). O Mercado Central, onde circulei por algum tempo, apresenta um pátio interno que dá acesso a todas as lojas. A presença de toldos e veículos estacionados no pátio dificultou o refistro fotográfico.
✔Palácio Conde dos Arcos
Edifício de grande porte, localizado no Largo da Matriz, no Centro Histórico da Cidade de Goiás. Antigo Palácio dos Governadores da província, não se sabe corretamente a data de sua construção, possivelmente entre 1775 e 1759 ou mesmo antes. Atualmente, o palácio abriga coleções de móveis, quadros, fotografias antigas e demais objetos, sendo aberto à visitação pública. Simbolicamente, a capital do Estado é transferida por três dias de Goiânia para a Cidade de Goiás, na data em que esta aniversaria (25 de julho). É uma homenagem à cidade que foi sede do governo do Estado de Goiás por mais de duzentos anos.
Foto - O prédio branco em primeiro plano é o Palácio Conde dos Arcos. Nesta fotografia, ele encobre parcialmente a Igreja Matriz de Santana. Os lampiões coloniais (elétricos) e as grandes pedras toscas do calçamento do Centro Históric compõem também a paisagem urbana de Goiás Velho.
http://www.ipatrimonio.org/conde_dos_arcos
Museu de Arte Sacra da Boa Morte
Este museu é sediado na Igreja da Boa Morte, cuja fachada apresenta elementos característicos do barroco. É  de sua porta principal que sai, toda quarta-feira de trevas da semana santa, a Procissão do Fogaréu. Não tive tempo de visitar este museu.
✔Museu das Bandeiras
É um dos prédios históricos mais importantes do Centro-Oeste, principalmente pelo papel que teve na antiga capital. Construída entre 1761 e 1766, a antiga Casa de Câmara e Cadeia segue algumas normas próprias desse tipo de edificação: no térreo, encontra-se a cadeia e, no pavimento superior, alcançado a partir de uma escada de madeira com guarda-corpo de balaústre torneado, estão os amplos salões destinados às atividades legislativa e judiciária da antiga capital. O acesso à prisão era feito originalmente por um alçapão no piso do pavimento superior.
http://www.vilaboadegoias.com.br/cidade/patrimonio_historico/museus/museu-das-bandeiras
http://www.ipatrimonio.org/museu_das_bandeiras
Espaço Cultural Goiandira
Fui informado de que não está mais aberto ao público. Vi no Palácio dos Arcos um quadro de uma discípula de Goiandira ao estilo da mestra (pintado com areia). No Linha do Tempo, há uma nota de Fernando Gurgel Filho sobre a visita que este colaborador do blogue fez à Goiandira.
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2011/06/pintando-com-areia.html
Rodoviária (não é atração turística)
Fica na avenida Dário de Paiva Sampaio, nome do 24.º prefeito eleito do MDB (1970-1973) que interrompeu uma sequência de prefeitos da Arena nomeados. Segundo o depoimento de um vila-boense idoso com quem conversei, Dário realizou uma boa administração, tendo sido o prefeito que construiu a Ponte da Pirraça (que seus opositores diziam que ele não construiria).
"Em Goiás Velho, o Rio é Vermelho e a Serra é Dourada." Quando se volta a Goiânia pela GO-070, vê-se a Serra Dourada à direita da rodovia. O acesso ao Parque Estadual de mesmo nome é feito por Mossâmedes.
(fim)

Nenhum comentário: