MONSENHOR ÁGIO E SUA SOLIBEL

Morreu em casa, na madrugada desta quarta-feira, 12, o monsenhor Ágio Augusto Moreira, aos 101 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Farias Brito (CE), em terras à época pertencentes a Assaré, Padre Ágio era o mais antigo clérigo da Diocese do Crato. Fez história ao fundar a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), dentre outros projetos envolvendo a música. No último dia 18 de dezembro, padre Ágio havia completado 75 anos de vida sacerdotal.
Sacerdote simples e piedoso, escritor e músico, foi também professor de canto gregoriano, italiano, grego e francês no Seminário São José, em Crato. Aos 100 anos, lançou o livro "Padre Cícero Romão Batista: O maior líder espiritual do Nordeste Brasileiro".
O velório será na Vila da Música (avenida José Horácio Pequeno, nº 1366 - Novo Lameiro, Crato) e o sepultamento nesta quinta, 13, às 16 horas, na Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Belmonte.
Solibel
Em Missão Velha (CE), padre Ágio certa vez foi surpreendido por um grupo de trabalhadores rurais, entoando os chamados "Cânticos de Trabalho" enquanto colhiam arroz e café. O coro se dividia em vozes masculina e feminina, dentro de uma harmonia e afinação quase perfeitas, segundo o padre Ágio. Ali, surgiu a ideia de fundar uma escola de música para trabalhadores rurais. Certo de que a música poderia se transformar num instrumento de desenvolvimento humano, padre Ágio levou os trabalhadores para cantar na igreja durante as missas.
Por volta de 1965, ele continuou seu projeto no distrito de Belmonte, no Crato, com a Escola de Música Heitor Villa Lobos. Adiante, a Escola foi transformada na Sociedade Lírica do Belmonte (vídeo CETV). Ela possui hoje um auditório, escolinha de alfabetização para crianças, corais (adulto e infantil), salas de ensaios e de informática, estúdios, capela, banda, camerata etc. Possui também uma orquestra formada por 65 músicos distribuídos em instrumentos de corda (violões, violinos, violoncelos e baixos), de sopro (de madeira e de metal) e de percussão, além de teclados. Muitos de seus alunos hoje são professores de música na Solibel. Outros se espalharam pelo Brasil e, com seus talentos, abrilhantam orquestras sinfônicas. WIKI, com modificações.

Nenhum comentário: