CARROS BRECHEIROS

No sítio Costa do Sol, no Eusébio, onde estive no dia 17 para participar da "Fazendinha do Luigi" (um aniversário de criança), aproveitei para rever o G7 Garage, de propriedade do empresário Gaudêncio Lucena, avô do aniversariante.
No interior do G7 Garage, um visitante (que eu não conhecia) fez um comentário, enquanto apontava para um dos carros do museu:
"Olha ali... Um carro brecheiro!"
O tal "carro brecheiro" era um DKW (Das Kleine Wunder, em português "a pequena maravilha"), do ano de 1962.
Depois que ele me explicou a razão do estranho apelido, fiquei atento. E, como a demonstrar que eu havia assimilado aquela lição de museologia automotiva, percorri o museu em busca de outro "carro brecheiro". Havia-o: um Mercedes-Benz 1951.
Bem, você deve estar curioso para saber o que são "carros brecheiros", não é?
Então, vamos reconstruir por etapas a origem dessa expressão marota:
1 - brecheiro
No "Dicionário do Ceará: palavras típicas, expressões pitorescas e como usá-las", do escritor, desenhista e pesquisador da molecagem cearense Tarcísio Garcia, encontra-se esta definição:
Brecheiro - Sujeito dado à prática de brechar. Há dois tipos de brecheiro: o que se coloca estrategicamente à frente da mulher na esperança de ver uma calcinha ou um bico do peito e o mais reservado, que prefere ficar espiando por frestas de portas e buracos de fechaduras e que também é conhecido como voyeur.
2 - carros brecheiros
Os carros cujas portas dianteiras são abertas ao contrário, isto é, da frente para trás. Uma funcionalidade que servia tão somente para atiçar a concupiscência da rapaziada. Naqueles momentos em que uma mulher menos cautelosa estava a desembarcar de um carro desses.
Ô raça!
Na verdade, tais carros não eram brecheiros. Apenas estavam sendo amigáveis com os brecheiros propriamente ditos.
DKW 1962

Nenhum comentário: