GIROS FINAIS EM SANTIAGO

15/11 - quarta-feira
Foi o nosso último dia em Santiago do Chile. Quando seguimos um roteiro que poderíamos chamar de "nosso" (fora do pacote turístico).
Iniciando-o, por volta das 8 horas da manhã, com uma "caminhada de reconhecimento" da avenida Apoquindo. Nesse horário, muita gente já estava a andar apressadamente em suas largas calçadas. Em toda a sua extensão, a avenida recebe os passageiros de seis estações do metrô de Santiago.
Havia chovido um pouco antes de sairmos do hotel e fazia frio.
Em certo momento, paramos para apreciar um espetáculo inusitado. O edifício central do Costanera Center, que tem uma altura de 300 metros, o que faz dele o arranha-céu mais alto do Chile e da América Latina, como que "brincava de esconder" o seu topo nas nuvens (à maneira de alguns edifícios de Dubai).
No meio de tanta modernidade, vimos um pouco adiante uma farmácia mapuche. Sabe-se que há várias delas na cidade. No Chile, curandeiros mapuches são autorizados a trabalhar no atendimento de pacientes da etnia indígena, inclusive em hospitais.
A Apoquindo começa na avenida Tobalaba, como uma continuação da avenida Providencia, e termina no setor de Los Dominicos, quando se bifurca em duas ruas. Ela segue o antigo traçado de um caminho colonial para a Cordilheira. Ela passa por vários bairros da classe sócio-econômica alta, inclusive Las Condes. As sedes de importantes empresas e várias embaixadas estão localizadas na avenida Apoquindo. É onde está o coração do setor financeiro da cidade, conhecido popularmente como "Sanhattan".
Ao meio-dia, pegamos o trecho Alcántaras - Leones da Linha 1 do metrô e fomos ao restaurante Giratório. O Giratório fica no 18º andar de um edifício na rua Nueva Providencia, próximo a Los Leones. O restaurante é assim chamado porque faz um giro de 360 graus a cada hora, o que propicia a seus frequentadores uma visão panorâmica de todos os lados da cidade. A comida é muito boa e os pratos são individuais. O restaurante tem um cardápio normal e um cardápio executivo para o horário das 12 às 16 horas. O cardápio executivo só é apresentado quando o cliente o solicita. Consta de entrada, prato principal, sobremesa e bebida, sempre em duas opções. Restringindo-se a ele, duas pessoas almoçam por 33 mil pesos chilenos (cerca de 240 reais) com a propina incluída.
No Giratório
(No 16º andar do mesmo edifício, há outro restaurante com visão panorâmica, mas que não gira.)
Na avenida Andrés Bello, a poucas quadras de onde estávamos, fica o Costanera Center, ao qual fomos a pé para "facilitar a digestão". O Costanera Center - um complexo com quatro prédios ocupados por um shopping, escritórios, hotéis e centro de convenções. em que o shopping ocupa os 6 andares inferiores da torre principal, conhecida como Gran Torre de Santiago.
Desde 2014, o shopping Costanera Center passou a atrair ainda mais os visitantes com a inauguração do Sky Costanera. Um mirante situado no 62º andar da Gran Torre Santiago que oferece uma vista de 360 graus de toda a cidade. Os ingressos para o mirante apresentam preços que variam conforme a idade do adquirente e o dia da semana.
Após Elba ter feito compras (mas não todas), saímos do Costanera para um segundo shopping, o Parque Arauco. Menor do que o primeiro, o Arauco (que estava em obras) apresenta um aspecto mais simpático. Tem lojas, quiosques, salas de cinema e uma praça de alimentação, assim como qualquer shopping. Mas o Arauco, na entrada que dá para a avenida Kennedy, tem o seu Boulevard del Parque, com muitos bares e restaurantes. Lamentamos não termos estado no tal Boulevard anteriormente.
Os dois shoppings dispõem de uma modalidade de serviço de táxi, o táxi seguro, em que as corridas são previamente acertadas com os clientes para evitar que estes sejam ludibriados por taxistas desonestos.
Costanera
Arauco










Às 21h30, uma van da CVC nos transportou do Hotel Leonardo da Vinci ao aeroporto internacional de Santiago (distância: 27 km) para a nossa viagem de volta ao Brasil. O avião da Avianca decolou na hora prevista (0h55, do dia 16) e chegou pontualmente a Guarulhos, onde a companhia aérea nos ofereceu a opção de embarque num voo mais cedo para Fortaleza, o que imediatamente aceitamos.
Links internos:
http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/12/um-dia-inesquecivel.html (FGF)
https://blogdopg.blogspot.com.br/2017/11/chile-tem-dois-ganhadores-do-nobel-de.html
(5 de 5)

Nenhum comentário: