MEMÓRIA. VIAGENS E PASSEIOS PELO SUDESTE DO BRASIL

► RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro (verão de 1970), Estado da Guanabara. Excursão da Turma Andreas Vesalius da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
[pôr links]
Rio de Janeiro (inverno de 1970), Estado da Guanabara, para participar do Projeto Rondon em Cidade de Deus (em julho por 30 dias).
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/01/cidade-de-deus.html
Rio de Janeiro (1972 - 1974), Estado da Guanabara, com residência de 6 meses em Copacabana e de 18 meses na Glória, inicialmente como aluno do Curso de Formação de Oficial Médico da Escola de Saúde do Exército e, após a conclusão do curso, como médico do Hospital Central do Exército, em Triagem, e da Casa de Saúde Santa Mônica, em Petrópolis. IV Colóquio de Tisiologia, em Petrópolis, 1973. Passeios em Niterói, Nova Iguaçu e Teresópolis.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/03/memoria-petropolis-e-teresopolis.html
Rio de Janeiro (2002), para participar do III Curso Nacional de Atualização em Pneumologia, no Rio Othon Palace (19 a 21 de abril). Praias da Zona Sul. Metrô. Edifícios Corumbá (Copacabana) e Torres (Glória). Bar Vinicius (show de Claudia Telles). Restaurante Garota de Ipanema (ex Veloso). Sambódromo. Rodoviária Novo Rio. Ponte Rio-Niterói. C. do Macacu. Nova Friburgo (para o fim de semana): Hotel Avenida. Praça Getúlio Vargas (com busto e carta-testamento, além de uma  homenagem a Eliseth Cardoso). Rio Bengalas. Praça do Suspiro. Teleférico de 2 estágios. Museu do Marcos (taxidermia)
http://blogdopg.blogspot.com/2020/02/claudia-telles-26081957-21022020.html
Resende (2003), Estado do RJ, vindo de São Paulo (rodoviária Tietê) pela Nova Dutra até Resende (para estada de dois dias). Show da banda da AMAN em logradouro público. Trutas em molho de alho.Visitas a Itatiaia (a 15 km de Resende; o Paço Municipal no antigo Hospital de Convalescentes de Itatiaia) e a Penedo (distrito de Itatiaia; "A Pequena Finlândia"). Retorno a SP para uma jornada científica da SBPT.
Rio de Janeiro e Arraial do Cabo (2022)
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/05/rio-de-janeiro-e-regiao-dos-lagos-3.html
► MINAS GERAIS
Juiz de Fora (1972), na Zona da Mata-MG, convidado por Cabral, meu colega na Escola de Saúde do Exército, para passar um fim de semana prolongado em sua cidade natal
Teófilo Otoni (1974), onde me hospedei por uma noite, ao viajar em carro próprio (fusca) do Rio de Janeiro para Fortaleza
Belo Horizonte (1996), para participar do XXVIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, realizado no Minas Centro, no período de 21 a 25 de setembro. Hotel D'el Rey (centro). parque Municipal Afonso pena. City tour: Pampulha (museu, Mineirão e Mineirinho); Mangabeiras: Praça do Papa, mirante, Hilton Rocha, parque, rua do Amendoim; Savassi e Barro Preto; Praça da Liberdade.Um dia livre foi utilizado em um passeio a Ouro Preto, Mariana (Mina de Passagem), Sabará e Tiradentes (cidades históricas mineiras do Circuito do Ouro). Grupo: Amaury Brasil, Nilo Mendonça, Paulo Brito, Werlames e outros.
Monte Sião (2003), na microrregião de Poços de Caldas-MG, a partir de Campinas (Meuris e Laerte como anfitriões), Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindoia (rota turística do Circuito das Águas de SP)
Belo Horizonte (2003), para participar do Curso Avançado de Função Pulmonar, promovido pela SBPT (Prof. Pereira), nos dias 28 de 29 de novembro. Aulas teóricas na Associação Médica de MG. Aulas práticas no Hospital das Clínicas - Anexo Bias Fortes (espirometria, broncoprovocação e pressões respiratórias máximas) e no Hospital Madre Teresa (pletismografia, ergoespirometria e teste de caminhada). Hospedagem no Serrano Palace. Viagem a Barbacena (distância: 171 km, Serra do Currais e do Rola-Moça) para estada de 2 dias. Hospedagem no Hotel Lucape. No domingo (30), a cidade parou para acompanhar uma final de futebol (Cruzeiro 2 x 1 Paissandu). 01/12: shoppings Cidade e Del Rey; exposição de tubarões.
Uberlândia (2015), no Triângulo Mineiro, nos dias 24 e 25 de julho.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/07/brasilia-e-uberlandia-mg.html
► SÃO PAULO
São Paulo (verão de 1970), Estado de São Paulo. Excursão da Turma Andreas Vesalius da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Passeio em Santos e Guarujá.
[pôr link]
São Paulo (1973), para visitar Áfio, um conterrâneo então residindo na Mooca, que foi meu cicerone pela cidade. Ponto alto: Terraço Itália, na avenida Ipiranga.
São Paulo (1997), para participar nos dias 6 e 7 (manhã) de junho de um curso sobre  Antagonistas dos Leucotrienos (Montelukast), patrocinado pelo Merck-Sharp-Dohme. Hospedagem e local do curso no Hotel Intercontinental. Jantar de confraternização no Massimo. Metrô (Masp/Trianon, Paraíso e Sé). Nos dia 7 (tarde) e 8, com Elba, em Campinas (residência de Laerte e Meuris). Lagoa do Taquaral. Unicamp (onde minha irmã Meuris trabalha). Circuito das Águas. Retorno (quase perdendo o Caprioli até o aeroporto de Cumbica) para Fortaleza, no dia 9.
São Paulo (2001),  para participar do Curso de Espirometria da SBPT, realizado no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), nos dias 28 e 29 de setembro. No dia 26, antes do curso, Elba e eu fomos para Campinas. No dia 27, deixando Elba em Campinas, hospedei-me no Waldorf Flat, em Vila Clementino. No dia 29, pegando uma providencial carona de uma colega que conheci no curso (Heloísa), fui para Guaratinguetá, onde Elba já se encontrava. Em Guaratinguetá, fomos hóspedes do brigadeiro Antônio Pinto (irmão de Elba, então no comando da Escola de Especialistas da Aeronáutica) e sua esposa Eliana. No dia 30, fomos conhecer Campos do Jordão (com direito a um passeio de teleférico do Parque Capivari ao topo do Morro do Elefante) e, à noite, nossos anfitriões em Garatinguetá providenciaram um carro com motorista para nos levar a Guarulhos, onde pegaríamos o voo de volta para Fortaleza.
São Paulo (2003), para participar da Jornada Paulista de Doenças Ambientais e Ocupacionais, da SBPT, realizada no Blue Tree Convention Plaza, no dia 16 de agosto. Nos dias 13 e 14, estive em Resende e Itatiaia. No dia 15, de volta a São Paulo, hospedei-me no Hotel Excelsior. Antes e depois da jornada, aproveitei para ver: Santa Ifigênia, Largos Paissandu e do Arouche, Parque Ibirapuera, Anhangabaú, Viaduto do Chá, Theatro Municipal e... "onde cruza a Ipiranga com a avenida São João".
São Paulo (2023), meio que celebrando a vida (75 anos). Uma estada de 4 dias na cidade de São Paulo, com uma esticada em Itu e Salto. No período de 6 a 10 de junho, acompanhado por Elba.

Nenhum comentário: